Nissan apresenta o Leaf que poderá ser dirigido usando apenas um pedal

1 min de leitura
Imagem de: Nissan apresenta o Leaf que poderá ser dirigido usando apenas um pedal

Daqui alguns anos os carros não terão mais volantes e nem pedais e a Nissan resolveu dar um dos primeiros passos em eliminar, pelo menos conceitualmente, esses elementos. O novo Nissan Leaf contará com uma função que via permitir que você dirija o carro pressionando apenas um dos pedais.

O chamado e-Pedal vai fazer com que o pedal de acelerador sirva tanto para acelerar quanto desacelerar o veículo. Achou complicado? É mais simples do que parece: pisar no acelerador faz com que o carro acelere (sim, é verdade); soltar o acelerador, por outro lado, faz com que ele desacelere com mais intensidade que o normal – como se você estivesse freando, o suficiente para parar o veículo em uma descida, inclusive.

O processo, inclusive, ajuda no carregamento das baterias do novo Leaf, que é um veículo elétrico. A chamada frenagem regenerativa converte a energia cinética em corrente que ajuda a compensar um pouco do consumo. De qualquer forma, o carro vem com o pedal de acelerador e de freio separados, a função de e-Pedal pode ser ativada e desativada a qualquer momento, bastando pressionar um botão.

O novo Nissan Leaf será lançado oficialmente nos Estados Unidos em pouco mais de um mês, no dia 5 de setembro. Ainda não há informações sobre o quanto ele vai custar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.