Comercial mostra porque mexer no smartphone enquanto dirige não faz sentido

1 min de leitura
Imagem de: Comercial mostra porque mexer no smartphone enquanto dirige não faz sentido

Na última sexta-feira nós falamos sobre um projeto de lei que o conselho da cidade de Honolulu, no Havaí, quer passar para proibir as pessoas de usarem seus smartphones enquanto atravessam a rua, sob a pena de tomar uma multa caso infrinjam a regra.

Agora, o governo da província de Cabo Ocidental, na África do Sul, resolveu fazer um vídeo que ilustra o porquê de esse tipo de medida ser adotada – e com um adicional importante: mostrar como não faz o menor sentido usar o smartphone enquanto se dirige também, que é a mensagem principal do vídeo, que tem o título de "It Can Wait"  ("Isso Pode Esperar").

Apesar de um início engraçado, com diversas cenas cotidianas e que realmente acontecem – atire a primeira pedra quem nunca deu com a cara em alguma coisa enquanto mexia no smartphone –, o fim é impactante e levanta uma questão importante a respeito do uso excessivo do aparelho em situações inadequadas, como enquanto se dirige.

A American Automobile Association (AAA) fez uma pesquisa que revelou que o tempo que uma pessoa leva entre tirar os olhos da tela do smartphone e prestar atenção em outra coisa pode chegar a 27 segundos.

Segundo a OMS, o Brasil é o quinto país do mundo com mais mortes no trânsito, com 37,3 mil pessoas mortas em 2015 – e a parte preocupante aqui é que 30,8% dos óbitos corridos em 2016 foram causados por falta de atenção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.