Pesquisadores do MIT criam tecido capaz de fazer a água subir pela parede

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores do MIT criam tecido capaz de fazer a água subir pela parede
Imagem: MIT

Existem diversos tipos de tecnologias e máquinas que foram criadas utilizando como base algum comportamento da natureza. Através deste mesmo princípio, pesquisadores do MIT criaram uma espécie de material elástico que é capaz de controlar o fluxo de pequenas quantidades de água para que subam em uma superfície.

O truque científico por trás deste experimento consiste em um revestimento composto de pequenos "pelos" de níquel semelhantes que possuem aproximadamente um quarto do diâmetro de um fio de cabelo humano e são controlados através de um campo magnético. Com isso, é possível ajustar com muita precisão a inclinação do material de metal e fazer com que o líquido seja direcionado para diferentes direções.

Descobertas e possíveis utilizações

Todos os testes deixaram os pesquisadores muito animados com os resultados obtidos, pois a água conseguiu ser movimentada até mesmo contra a força da gravidade. Além de permitir controlar fluidos líquidos, o material também se mostrou eficiente para bloquear feixes de luz, funcionando com uma espécie de persiana.

O estudante de engenharia mecânica Yangying Zhu, que participou do desenvolvimento do projeto, afirma que esta tecnologia poderia ser facilmente aplicada no parabrisa de automóveis, devido à sua capacidade impressionante de controlar a chuva e o sol. Além disso, o experimento pode trazer uma forma muito mais eficiente de manipular materiais genéticos.

Principal inspiração

Segundo Zhu, a principal inspiração desta experiência veio dos pelos localizados nas vias nasais, que balançam durante o processo da respiração para impedir a passagem de poeiras e outros tipos de sujeiras que são encontradas no ar. A partir deste conceito, surgiram as primeiras ideias para a criação dos fios microscópicos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.