Pesquisadores do MIT desenvolvem novo tipo de bateria líquida

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores do MIT desenvolvem novo tipo de bateria líquida

(Fonte da imagem:MIT News)

Pesquisadores da classe de Ciências de Materiais, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, (MIT) divulgaram a pesquisa sobre um novo tipo de bateria que usa materiais semissólidos como compostos ativos. A nova bateria poderia ser usada em veículos elétricos, com o potencial de competir com os combustíveis fósseis de igual para igual.

Batizado de “Cambridge Crude”, o material viscoso usa lítio quebrado em pequenas partículas, envolto em um líquido que serve de eletrólito. Dessa forma, ele poderia ser facilmente “bombeado” para fora quando tiver sua energia descarregada e substituído por um novo, pronto para o uso.

Os pesquisadores afirmam que, no futuro,  o consumidor teria o melhor dos dois mundos: “reabastecer” com o líquido novo quando ficar sem energia ou, se ele tiver tempo para deixar o carro parado, recarregar a bateria em casa da maneira convencional. O mesmo conceito já havia sido descoberto antes, mas era incapaz de produzir a capacidade de armazenamento necessária para ser competitivo.

Diagrama do sistema (esquerda) e amostra do composto (Fonte da imagem: MIT News)

A princípio, o novo tipo de bateria não seria o mais adequado para aplicações que demandam portabilidade, pois não pode ser miniaturizada e também não pode liberar grandes descargas de energia em um curto período de tempo, como fazem as células de íons de lítio e os capacitores.

O projeto está sendo parcialmente financiado pela Agencia de Pesquisas Avançadas em Energia (ARPA-E, Departamento de Defesa) e tem como objetivo produzir um protótipo totalmente funcional e pronto para produção em larga escala dentro de dois anos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.