Lançado nos cinemas em 2008, o filme Arquivo X: Eu Quero Acreditar deixou frustrados muitos dos fãs de Mulder e Scully. Enquanto prometia uma trama intensa e repleta de elementos assustadores, o filme entregou um roteiro confuso e momentos que pareciam seguros demais para série.
Quase 20 anos depois, o diretor e criador do show, Chris Carter, teve uma chance de corrigir esse erro com a versão Vrach Frankenshteyn. Em uma entrevista à Variety, ele explicou que só conseguiu ter essa oportunidade graças ao produtor Steve Asbell, que se deixou atrair pela possibilidade de ter uma “versão do diretor” do filme.
Nossos vídeos em destaque
Arquivo X: Eu Quero Acreditar finalmente ganhou a versão que merecia
Segundo Chris Carter, seu primeiro contato com Asbell foi bastante casual e não era necessariamente uma oferta de retrabalhar Arquivo X: Eu Quero Acreditar. O criador da série também disse que ficou animado com a recepção positiva e que seu objetivo não era exatamente retirar elementos que foram apresentados aos fãs.
- “O motivo para fazer o corte de diretor não era para recolocar as coisas que foram retiradas, mas sim para restaurar as coisas certas que foram cortadas”, explicou;
- O diretor explica que, em 2008, sofreu diversas pressões para manter baixa a classificação indicativa do longa;
- “Quando mostramos o primeiro corte, o estúdio enlouqueceu. Eles disseram ‘isso é pornô de tortura. E você não pode fazer isso em um filme classificado para 13 anos’”, afirmou Carter;
- “Então cortamos mais e isso os deixou satisfeitos. E então o demos para os caras do cinema, e eles disseram que não era um filme para 13 anos. Então fizemos ainda mais cortes”;
- Segundo Carter, a versão Vrach Frankenshteyn é aquela que ele e o produtor Frank Spotnitz quiseram fazer no passado, mas não puderam graças a pressões comerciais.
O criador da série explica que seu objetivo para Arquivo X: Eu Quero Acreditar era exatamente o mesmo que levou à criação do show de sucesso. Ele queria contar uma história assustadora dentro de um orçamento bastante limitado, usando a imaginação e a criatividade para lidar com a falta de recursos.
Nova versão de Arquivo X: Eu Quero Acreditar não agradou à crítica
Lançada nos Estados Unidos no dia 14 de agosto, a versão Vrach Frankeshteyn de Arquivo X: Eu Quero Acreditar não agradou muito à crítica especializada. O longa ainda não tem uma nota oficial no Rotten Tomatoes, mas a maioria dos reviews publicados até o momento não são muito elogiosos.
)
O consenso atual é que, enquanto Chris Carter realmente trouxe elementos mais assustadores à trama, ele não mudou a essência do filme. Assim, ele continua tendo a estrutura de um “episódio da semana” estendido, cujo mistério e coadjuvantes não são muito inspiradores.
No entanto, alguns críticos elogiaram o trabalho do diretor, afirmando que ele conseguiu redefinir a história para um público adulto. Enquanto o longa saiu no exterior pelo Hulu, até o momento ele não tem data para chegar ao Brasil — mas deve fazer isso através do catálogo da Disney+.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)