menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Minha Série

Owen Cooper, de Adolescência, lembra aulas “constrangedoras” ao ganhar o Globo de Ouro

Owen Cooper explica que estava incerto sobre seu talento antes de explodir em popularidade com Adolescência

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule12/01/2026, às 13:15

updateAtualizado em 12/01/2026, às 13:18

Na noite do último domingo (11), o jovem ator Owen Cooper fez história ao vencer diversos veteranos da indústria no Globo de Ouro 2026. Uma das estrelas de Adolescência, ele ganhou a categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Televisão na noite que consagrou o longa brasileiro O Agente Secreto.

Com isso, o ator de somente 16 anos venceu nomes conceituados como Walton Goggins e Tramel Tillman, naquele que foi seu primeiro grande papel. E, ao agradecer aos presentes, ele lembrou de uma série de aulas “constrangedoras” pelas quais passou antes de se destacar.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Ator de Adolescência era o único garoto de sua turma

Durante seu discurso de aceitação, Owen Cooper afirmou que não parecia real ter sido premiado por sua atuação em Adolescência. “Que jornada incrível passei com minha família. Seremos eternamente gratos pelo que essas pessoas fizeram por mim e por minha família”, explicou.

  • O ator, que tinha somente 14 anos de idade quando fez a minissérie, explicou que começou sua carreira com incertezas sobre seu talento, mas decidiu correr esse risco;
  • “Eu era o único garoto lá. Era constrangedor”, explicou ele sobre suas aulas de atuação;
  • “Mas eu passei por isso, e ainda sou um aprendiz. Então ainda aprendo todos os dias. Ainda estou aprendendo com as pessoas com quem sentei à frente, que sentaram atrás de mim e me inspiraram”;
  • O ator de Adolescência também aproveitou para agradecer à Netflix, que foi a responsável pela produção de Adolescência;
  • O Globo de Ouro também premiou Stephen Graham, um dos criadores da série, com o troféu de Melhor Ator em Minissérie, Antologia ou Telefilme.

Em Adolescência, Cooper interpretou o jovem Jamie Miller, que é acusado de ser o responsável pela morte de uma colega de escola. Embora negue o crime em um primeiro momento, o rapaz revela um lado mais cruel conforme as investigações progridem e ele não é capaz de desmentir as evidências.

Ator quebrou ou não um recorde do Globo de Ouro?

Ao vencer a categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Televisão, Owen Cooper fez história ao ser o ator masculino mais jovem a receber uma premiação na categoria. No entanto, não demorou a surgir a lembrança de que ele não foi o ator mais jovem a receber algum prêmio durante o evento.

Owen-Cooper-Globo-Ouro-Adolescencia-01.jpg
Owen Cooper é uma das pessoas mais jovens a já ganhar um Globo de Ouro. Imagem: Divulgação/Golden Globes

Conforme lembra o site Gold Derby, esse mérito ainda pertence a Ricky Schroder, que ganhou a categoria de Nova Estrela do Ano em um Longa-Metragem — que não existe mais. Ele fez isso em 1979 ao participar do filme O Campeão, no qual fez o filho do protagonista interpretado por Jon Voight.

Já entre as concorrentes femininas, o desempenho mais precoce pertence a Tatum O’Neal, que tinha somente 10 anos quando ganhou um Globo de Ouro em 1973. Ela foi premiada por sua participação no filme Lua de Papel como Addie Loggins, uma órfã que faz parceria com um vigarista.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

star

Continue por aqui