menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Minha Série

Série Jack Ryan previu ataque na Venezuela pelos EUA? Entenda

Uma cena de Jack Ryan voltou a ganhar projeção após os EUA sequestrarem o presidente da Venezuela em um ataque coordenado. Confira mais detalhes e assista agora!

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule05/01/2026, às 17:15

updateAtualizado em 05/01/2026, às 17:18

No último sábado (3), os Estados Unidos realizaram uma operação militar na Venezuela que resultou na captura do presidente do país, Nicolás Maduro. Pouco depois, Donald Trump deixou claro que tem como objetivo passar a controlar a região, com interesse especial em recursos naturais como o petróleo.

Além de várias reações nas redes sociais, a situação também ajudou a reviver um trecho do seriado Jack Ryan, exibido pela Amazon Prime Video em 2019. Nele, vemos o ator John Krasinski, que interpreta o protagonista, explicando os motivos pelos quais o país sul-americano é um alvo de grande interesse para sua nação.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A cena acontece no início da segunda temporada da produção, logo no primeiro episódio. 

Jack Ryan previu ataques à Venezuela?

No clipe do seriado que ganhou grande repercussão, Jack Ryan pergunta a uma sala repleta de alunos quem eles consideram ser a maior ameaça atual aos Estados Unidos. Os participantes sugerem nomes como Rússia, Coreia do Norte e China, mas o protagonista sugere que a Venezuela é a escolha certa.

  • Segundo Ryan, o país é importante porque detém a maior reserva de petróleo do mundo;
  • Ele também destaca que a Venezuela tem a maior reserva de ouro do planeta;
  • “O fato é que a Venezuela é indiscutivelmente tem os maiores recursos de petróleo e minerais do planeta”, explica;
  • Na ficção, o protagonista também destaca que o país tem um governo instável e mísseis nucleares que podem alcançar facilmente os Estados Unidos — na realidade, o local não tem esse tipo de arsenal;
  • “Então, a Rússia e a China nunca podem ser a maior ameaça até que países como a Venezuela deixem a porta aberta para o nosso quintal”, conclui o personagem.

Segundo Carlton Cruise, um dos cocriadores do seriado, as semelhanças entre a cena e os acontecimentos do mundo real não podem ser ignoradas. Ao Deadline, ele afirmou que sempre fica surpreso com a maneira como assuntos mostrados na ficção podem ser imitados pelo mundo real.

“O objetivo daquela temporada não foi criar uma profecia — era uma plausibilidade. Quando você ancora uma história em questões geopolíticas reais, a realidade tem uma maneira de criar uma rima”, afirmou. Além de ter ajudado a criar Jack Ryan, Cruise foi o showrunner de suas duas primeiras temporadas.

Jack Ryan não tentou fazer uma previsão sobre o futuro

Segundo o cocriador da série, ele e o roteirista Graham Roland não tentaram usar o seriado da Amazon Prime Video para fazer algum grande posicionamento sobre a Venezuela. “Estávamos contando um thriller guiado por personagens enraizado em uma posição estratégica antiga da Venezuela”, explicou.

Jack-Ryan-Ataque-Venezueal-Previsão-01.jpg
Jack Ryan usou situações geopolíticas reais como base de suas tramas. Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

“Nosso trabalho era fazer a situação parecer crível”, continuou o cocriador de Jack Ryan. “Lidamos com a Venezuela como um país no qual ideais democráticos, a realidade econômica e os interesses geopolíticos estão em tensão há um longo tempo — e no qual as escolhas nunca são simples”.

Na série, as falas de Ryan resultam em uma operação militar na qual ele, junto com seus colegas, captura o presidente do país sul-americano e expõe sua corrupção — o que permite que a oposição ganhe as eleições presidenciais. Já na vida real, o destino do local é mais incerto, apesar da vice-presidente Delcy Rodrigues ter assumindo interinamente seu comando.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

star

Continue por aqui