Exibido na noite do último domingo (7), o capítulo 7 de IT: Bem-Vindos a Derry mostrou que a temporada inicial da série vai terminar de forma bastante brutal. Nele, descobrimos os motivos pelos quais a entidade que assombra a cidade do Maine escolheu assumir a identidade de um palhaço, bem como vemos um de seus poderes mais mortais em ação: as Luzes da Morte.
Elas já haviam aparecido nos filmes recentes da série e são essenciais para entender a verdadeira natureza do vilão. Conforme descreve o próprio Stephen King no livro IT: A Coisa, a arma é tão perigosa que simplesmente ter um relance das luzes pode enlouquecer uma pessoa.
Nossos vídeos em destaque
O que são as luzes amarelas usadas por Pennywise em IT: Bem-Vindos a Derry?
A explicação para as Luzes da Morte — ou Deadlights, no original — são encontradas na obra do próprio King. Conforme mostra IT: Bem-Vindos a Derry, as luzes usadas por Pennywise são uma representação visual de sua forma real, que é tão alienígena e estranha que um mero relance dela pode enlouquecer um matar uma pessoa.
- Conforme descreve King, as Luzes da Morte também são uma ligação direta com o Macroverso, o grande universo interconectado que permeia suas obras;
- Na série, vemos que IT costuma usar o instrumento como forma de inutilizar seus alvos, que não necessariamente morrem no processo;
- No episódio 7, elas são usadas tanto contra Ingrid, que deixou de ser útil para o vilão, quanto contra Will Hanlon;
- Mesmo quem sai tecnicamente vivo da exposição às Luzes da Morte costuma ficar em um coma eterno, como se tivesse perdido sua alma;
- A exceção a essa regra são Bill Denbrough, Audra Phillips, Richie Tozier e Beverly Marsh, do Clube dos Perdedores, que conseguem derrotar o vilão.
)
As Luzes da Morte só são detidas com ajuda da entidade Maturin, a grande adversária de Pennywise, que dá a Bill e seus companheiros a força necessária para escapar do vilão. Dentro do universo de King, a criatura não é a única a usar o recurso, que também está entre as armas mortais do Rei Rubro, de A Torre Negra.
IT: Bem-Vindos a Derry dá nova origem a Pennywise
Além de mostrar as Luzes da Morte em ação, o episódio 7 de IT: Bem-Vindos a Derry também dá mais explicações sobre as origens do vilão. Ele mostra que realmente houve um humano conhecido como Pennywise, o Palhaço Dançante, que visitou a cidade em 1908 e foi ridicularizado pelas crianças locais.
)
A criatura que mora no subterrâneo da cidade se interessou por sua identidade justamente pela capacidade que ela teve de atrair os mais jovens — que são seu “prato” favorito em seus ciclos de alimentação. No entanto, o monstro não mantém nada do personagem humano, conforme percebeu Ingrid/Periwinkle durante o massacre ocorrido no Black Spot.
No episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry a série, essas características do vilão devem ser ainda mais desenvolvidas, conforme ele festeja o grande massacre cometido em Derry. No entanto, ele pode ter pelo menos uma “perda” no que diz respeito a Will Hanlon, cujo destino pode não ser morrer em suas mãos — a não ser que a adaptação continue se desviando das obras de King.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)