Apesar do final agridoce que deixou muita gente incomodada, Game of Thrones ainda é um dos principais produtos da cultura pop da atualidade. Além das centenas de produtos e até ramificações da série principal, você sabia que a franquia tem até mesmo um museu?
O Game of Thrones Studio Tour é um espaço localizado em Bambridge, uma cidade a 30 minutos de Belfast, capital da Irlanda do Norte. Ele fica dentro de uma grande propriedade em que funcionava uma fábrica de linho, que foi aberta no século passado. Em 2011, quando a fábrica foi fechada, o local se transformou em um grande estúdio de filmagens.
Nossos vídeos em destaque
Com a equipe de Game of Thrones transformando parte do espaço em uma espécie de QG de gravações, o até então Linen Mill Studios se transformou no Game of Thrones Studio Tour em 2022, quando os portões foram abertos para os fãs.
Logo na entrada, o visitante já se ambienta na Idade Média. São inúmeras bandeiras das casas mais importantes da série e várias referências ao mundo de Westeros.
Dentro do espaço, além de dezenas (talvez centenas) de objetos de cena, é possível ver de pertinho figurinos e até recriações fiéis dos sets de filmagem. O Minha Série visitou o local e vai te contar um pouco sobre como foi a experiência, confira!
O frio e os perigos do Norte
Antes de iniciar o tour oficial o visitante assiste a um vídeo narrado por Nathalie Emmanuel (atriz que interpretou Missandei), que conta um pouco sobre o fenômeno Game of Thrones na cultura pop. Essa parte a gravação é proibida, inclusive.
Entrando efetivamente no espaço onde estão os itens da série, você já é colocado no frio do Norte e além da Muralha. Nesta primeira sala, é possível ver o figurino dos selvagens, Filhos da Floresta e até dos mortos revividos pelos White Walkers. Os próprios Caminhantes Brancos também estão presentes no local.
Um dos destaques, porém, é o personagem Wun-Wun. Considerado um dos últimos gigantes vivos na época em que se passa a série, ele foi interpretado por um ator de 2,16 m. Uma estátua em tamanho real de Wun-Wun está exposta.
)
Como a sala foca no Norte, quem realiza o tour ainda dá de cara com uma das cenas mais tristes da estória. Um boneco com as vestimentas do querido Hodor é mostrado segurando uma porta, relembrando a memorável passagem em que ele se sacrifica para salvar Bran Stark e seu grupo.
Todos os sets possuem ainda uma placa contando uma curiosidade. No local onde Hodor está um letreiro narra que para criar um desafio real para o ator Kristian Nairn, vários dublês ficaram empurrando o outro lado da porta.
As salas seguintes continuam mostrando sets e roupas utilizadas no Norte, casos de Castelo Negro (o principal castelo utilizado pela Patrulha da Noite), a Câmara do Comandante da Patrulha da Noite, quarto de Bran e as criptas de Winterfell.
)
Objetos de cena
Além dos sets e figurinos, o Game of Thrones Studio Tour exibe centenas de props utilizados em cena. Até mesmo objetos que são mostrados por poucos segundos estão no local.
Próximo do espaço do Norte, porém, estão talvez os três mais icônicos itens da série: os ovos de dragão de Daenerys Targaryen. Eles estão uma redoma de vidro junto do copo de vinho de Tyrion, pedras de funeral colocadas nos olhos, um cálice dado de presente a Joffrey e muito mais.
A visita é um prato cheio para os fãs porque exibe até mesmo props de livros, como o que conta a estória de Aegon: o Conquistador que é segurado por Shireen Baratheon na 3ª temporada.
)
As redomas seguem espalhadas durante quase todo o tour, exibindo ainda máscaras e adereços utilizados no rosto. Dentre eles estão a máscara utilizada pelos Filhos da Harpia, por exemplo.
Como não poderia deixar de ser, várias das armas mais ilustres também estão em exposição. Garra longa, Agulha, a lança do Rei da Noite e até a besta utilizada por Tyrion para matar Tywin podem ser vistas de pertinho.
Os campos de batalha
A cada canto e a cada detalhe o Game of Thrones Studio Tour vai te colocando cada vez mais dentro da série. Além da parte visual, a iluminação e o som vão fazendo com o que o visitante tenha uma experiência sensorial sobre como é viver em Westeros.
Como não poderia deixar de faltar, a última e mais importante batalha da história está presente. O museu conta que na Batalha de Winterfell os trajes dos Dothraki, dos Imaculados e até do Cão de Caça foram adaptados para o frio. As reuniões dos reis do Norte também estão lembradas.
“Este vasto cenário no Linen Mill Studios era complexo de iluminar e filmar, exigindo dias de coreografia cuidadosa. Centenas de velas iluminavam o salão e luzes eram colocadas em caixas abaixo delas para realçar o brilho aconchegante do ambiente”, cita um letreiro.
)
O castelo de Pedra do Dragão também está presente com sua memorável Mesa Pintada. Representando um mapa do continente, o local serve em vários momentos para planejar os próximos movimentos dos exércitos.
Um pouco adiante os visitantes ainda se deparam com cabeças de dragões, que são o principal trunfo de Daenerys ao longo da história. Os props em tamanho real são das criaturas místicas que guardam a escadaria dos portões de Pedra do Dragão.
Chegando ao Trono de Ferro
Ao longo da visita ao Game of Thrones Studio Tour também é possível realizar ativações especiais. Eu participei de três delas.
Na mais legal, você fica em frente a uma tela com uma câmera e tem seu corpo escaneado. Poucos minutos depois, você é transformado em um morto-vivo do exército dos White Walkers.
)
Depois disso, também é possível fazer um registro do seu do seu rosto para ser imortalizado no Salão de Rostos da Casa do Preto e Branco. Mais para o final você pode segurar uma espada e tirar uma foto como se estivesse batalhando contra o próprio Rei da Noite.
Chegando próximo do final, o grande personagem da Guerra dos Tronos aparece: trono de ferro. E o cenário escolhido não é qualquer um, já que o espaço está ambientado em Porto Real destruído pelas chamas.
Próximo ao trono estão Daenerys e Jon Snow fazendo referência ao final da série que deixou tanta gente chocada (e até com raiva).
)
O trono aparece, porém, depois dos sets e figurinos dos Lannister. Em uma das salas está até mesmo a mesa utilizada pelos integrantes do pequeno conselho e até a Guarda Real.
Visita memorável
Participar do Game of Thrones Studio é um sonho para qualquer fã da série e dos livros como eu. O passeio é fantástico e ao longo das cerca de 3 horas de visita, você se sente praticamente como um morador de Westeros.
O local foi cuidadosamente pensado para proporcionar uma experiência única e marcante. Um dos pouquíssimos pontos fracos é que praticamente não há referência aos spin-offs, casos de Casa do Dragão e o vindouro Cavaleiro dos Sete Reinos. Também há poucas menções às Crônicas de Gelo e Fogo, que é o material original da série.
Ao terminar o passeio, você entra na loja oficial do Game of Thrones Studio Tour. No local, é possível comprar dezenas de souvenirs, incluindo chaveiros, cadernos, imãs de geladeira, meias, camisetas, pins e até réplicas em miniatura do trono de ferro. Só que se prepare para pagar tudo em libra esterlina.
O Minha Série visitou o Game of Thrones Studio Tour a convite da realme, que na ocasião lançou o realme 15 Pro Edição Limitada Game of Thrones. E aí, você gostaria de visitar o museu de Westeros? Siga o Minha Série nas redes sociais para saber tudo o mundo da cultura pop!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)