menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Minha Série

Como é ser um imigrante nos Estados Unidos? Ator brasileiro que vive em Los Angeles aborda tema em filme

Ex-protagonista de Malhação, Bernardo Barreto está exibindo filme nos Estados Unidos sobre imigrantes ilegais

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

schedule16/06/2025, às 21:03

updateAtualizado em 15/07/2025, às 15:42

Os Estados Unidos estão em chamas atualmente por causa da questão dos imigrantes. Em Los Angeles, cidade conhecida por ser um polo cultural do entretenimento, protestos tomaram as ruas, com o presidente Donald Trump enviando fuzileiros navais para o local, durante a movimentação popular que ficou conhecida como No Kings.

Uma das pessoas vivendo em meio às polêmicas do país norte-americano é o ator brasileiro Bernardo Barreto, que reside em Los Angeles. Conhecido por protagonizar a novela Malhação em 2006, ele também atua em filmes e trabalha como roteirista e diretor. E seu projeto mais recente é Invisíveis, que aborda justamente a questão da imigração no país.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Filme brasileiro sobre imigrante nos Estados Unidos começou a ser produzido no primeiro governo Trump 

Chamado de The Ballad of a Hustler no exterior, o longa-metragem Invisíveis acompanha a história de Jonathan, um brasileiro que acaba de sair da prisão dos Estados Unidos e descobre que sua ex-noiva está desaparecida e deixou um filho de seis anos para trás. Ao lado da criança, ele busca sua antiga amada enquanto enfrenta o preconceito nos Estados Unidos.

Dirigido por Heitor Dhalia e com roteiro de Bernardo Barreto, o filme Invisíveis está em exibição em festivais dos Estados Unidos atualmente e chega em um futuro próximo ao Brasil, mas já está em produção há bastante tempo. De acordo com Barreto, as ideias iniciais do longa-metragem surgiram no primeiro mandato do governo de Donald Trump.

Em entrevista ao Minha Série, Barreto comentou que o conceito inicial do longa-metragem surgiu de uma onda de sentimentos de insegurança e solidão enquanto ele morava em Nova York. Na época, o artista estava trabalhando em um filme de comédia, mas a tensão causada pela eleição de Trump em quem morava nos Estados Unidos acabou trazendo a ideia de abordar a temática em um longa-metragem.

“Agora a gente tá apavorado, mas naquela época também, pois a gente não conhecia o Trump, e ele já estava anunciando que ia levantar o muro”, contou Barreto. “Esses medos, essas incertezas, precisam ser expressos.”

Filme teve recepção positiva nos Estados Unidos

Agora, quase uma década depois, o assunto ainda continua em alta, o que torna a temática do filme mais importante que nunca. O reflexo disso está na recepção do longa-metragem nos Estados Unidos, onde a produção está sendo exibida em festivais de cinema.

invisiveis-filme-brasileiro-sobre-imigrante-nos-estados-unidos.jpg

Além de vencer prêmios como Melhor Filme de Drama no Festival Internacional do Arizona e Melhor Ator e Narrativa no Garden State Festival, Invisíveis também emocionou o público e até mesmo seu elenco. “É muito bom falar de temas relevantes. Sabe? Você se sente alinhado com o mundo.”

Bernardo conta que, após exibições, já recebeu mensagens do público que assistiu ao filme falando que foram tocadas pela narrativa. “Acho que esses aplausos, essa reação que a gente teve lá no Garden State Film Festival, foi muito especial”, explica o cineasta ao Minha Série.

bernardo-barreto-invisiveis.jpg

“É assunto tão relevante pelo momento que a gente vive nos Estados Unidos, mas com certeza abala o mundo inteiro. Quando a gente passou o filme em Nova Jersey, eu fui aplaudido de pé por 450 pessoas. Eu falei, ‘agora encaixou’", conta o cineasta brasileiro.

Invisíveis ainda não possui uma data de lançamento no Brasil, mas Bernardo Barreto confirmou que o longa-metragem chega ainda este ano ao país. O que você achou da proposta do filme?

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

star

Continue por aqui