Minha Série

Titan: O Desastre da OceanGate traz novos detalhes sobre submarino que implodiu ao visitar Titanic

Disponível na Netflix, o novo documentário sobre o Titan mostra como ele era um desastre pronto para acontecer

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

11/06/2025, às 12:48

A partir desta quarta-feira (11), os assinantes da Netflix já podem conferir o documentário Titan: O Desastre da OceanGate. Com 1 hora e 51 minutos de duração, ele retrata detalhes da história que resultou na destruição completa de um submarino “caseiro” feito para explorar as ruínas do Titanic.

O caso aconteceu em 2023 e se tornou mundialmente famoso. Tudo começou com o desaparecimento da embarcação criada por Stockton Rush, que prometia oferecer a exploração do fundo dos oceanos para as massas. No entanto, o documentário revela que, apesar de ser carismático, ele não era exatamente confiável.

Documentário mostra que submarino Titan era um desastre pronto para acontecer

Enquanto o destino da tripulação do Titan nunca foi plenamente esclarecido, a aparição de peças do submarino no Atlântico Norte deixou claro que todos morreram. Para especialistas, tudo indica que a embarcação não suportou as grandes pressões do fundo do oceano e implodiu.

  • O novo documentário da Netflix conta toda a história de Rush e como ele fundou a OceanGate e planejou seu submarino;
  • O diretor Mark Monroe afirma que ficou chocado e curioso quando descobriu a história em 2023;
  • Suas investigações mostraram que o desastre era inevitável graças a uma série de decisões precipitadas e erradas;
  • “Esperamos que esse filme possa oferecer respostas a diversas questões”, afirmou Monroe ao Netflix Tudum.

Segundo Monroe, boa parte dos eventos retratados em Titan: O Desastre do OceanGate são resultado das pressões que Rush sofria. Como fundador da empresa de exploração oceânica, ele passou anos prometendo que a tecnologia iria evoluir e se tornar mais acessível — o que simplesmente não aconteceu conforme o planejado.

Titan-Desastre-OceanGate-Submarino-Titanic-04.jpg

O documentário da Netflix apresenta entrevistas exclusivas com muitas pessoas envolvidas com o desenvolvimento do submarino. Entre eles está David Lochridge, ex-diretor de operações marinas da OceanGate, que foi demitido após apontar os vários problemas de segurança do veículo.

Lembre a tragédia

Desenvolvido com tecnologias proprietárias pela OceanGate, o submarino Titan foi lançado com a promessa de revolucionar o turismo marítimo. Seu objetivo inicial era permitir que mais pessoas visitassem os destroços do famoso navio Titanic, que estão preservados a mais de 3,8 mil metros abaixo do nível do mar.

Titan-Desastre-OceanGate-Submarino-Titanic-03.jpg

Para tornar o veículo mais barato, Rush decidiu construí-lo em fibra de carbono — deixando de lado materiais tradicionais como aço ou titânio. Embora fosse uma solução viável na teoria, na prática o material nunca havia sido testado nas grandes pressões encontradas no fundo do oceano.

Assim, durante uma viagem ao Titanic comandada por Rush, a embarcação acabou implodindo, matando instantaneamente seus cinco tripulantes. Entre eles estava Paul-Henri Nargeolet, um especialista no navio afundado, e três outras pessoas que pagaram US$ 250 mil para participar da aventura.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.