menu
Logo Minha Série
Minha Série

Missão Impossível 8 é o fim da franquia de filmes? Entenda o final do filme

Missão Impossível não tem cenas pós-créditos, mas ainda deixa brecha para uma possível continuação.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule29/05/2025, às 16:18

Iniciada em 1996 nos cinemas, a série Missão Impossível acabou se transformando em uma das mais relevantes da carreira do ator Tom Cruise. Após quase 30 anos depois de ela começar, O Acerto Final chegou aos cinemas no dia 22 de maio com a promessa de encerrar de vez a carreira do agente especial Ethan Hunt.

Muito disso parece ser consequência do fato de que, aos 62 anos de idade, Cruise não está ficando mais novo e corre cada vez mais riscos ao insistir em fazer por conta própria suas cenas de ação. No entanto, alguns detalhes do roteiro do filme parecem deixar em aberto o futuro da franquia.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

O que acontece em Missão Impossível 8?

O novo filme da série começa logo após os eventos de Missão Impossível: Acerto de Contas Parte Um. Embora tenham conseguido deter o vilão Gabriel e seus planos mais imediatos, Ethan e seus companheiros ainda precisam lidar com a inteligência artificial avançada conhecida como “A Entidade”.

Logo no início de O Acerto Final, ela toma conta dos sistemas de lançamento nucleares de diversos países, colocando a presidente dos Estados Unidos, Sloane, em uma posição delicada. Para complicar as coisas, Gabriel consegue matar Luther Stickell (Ving Rhames) e rouba o mecanismo que permite a ativação completa da IA.

  • Desafiando as probabilidades, Ethan consegue resgatar o código-fonte da IA que estava no submarino afundado Sevatopol;
  • No entanto, ele é inútil sem a parte do mecanismo que está com Gabriel;
  • O filme revela que a Entidade tem sua origem no Rabbit’s Foot, item que teve que ser resgatado por Ethan em Missão Impossível 3;
  • Ele também traz uma aparição especial de William Donloe (Rolf Saxon), analista que tem seu computador invadido no primeiro filme da série;
  • Além disso, Jasper Briggs (Shea Whigham) revela que é filho de Jim Phelps (Jon Voight), o comandante/traidor do filme de 1996;
  • O encontro final entre Ethan e Gabriel acontece na África do Sul, onde a Entidade vai iniciar um holocausto nuclear;
  • O plano de Ethan é unir o código-fonte da IA com o módulo que está com o vilão, permitindo que Grace (Hayley Atwell) roube o drive holográfico na qual a ameaça deve se abrigar.

Tudo resulta em uma grande invasão da base de Gabriel pelos agentes da CIA, durante a qual Benji (Simon Pegg) acaba sendo atingido por um disparo. Enquanto Ethan e Gabriel batalham, a presidente Sloane decide confiar em seu agente e não prossegue com o ataque retaliatório que protegeria os EUA de um ataque nuclear.

O final do filme deixa brechas para uma sequência?

Nas cenas finais, o protagonista de Missão Impossível 8 vence o vilão, une as duas partes da Entidade e é bem-sucedido em prendê-la com a ajuda de Grace. Com isso, ele salva a Terra mais uma vez e parece estar pronto para se aposentar — ou pelo menos essa é uma forma de interpretar a história.

Missao-Impossivel-8-Final-Franquia-01.jpg

Embora o filme não tenha cenas pós-crédito, ele ainda assim deixa brechas para uma possível continuação. A série nunca recorreu a artifícios do tipo para determinar seu futuro e, tecnicamente, sempre trabalhou com a possibilidade de seus capítulos mais recentes serem os últimos.

Apesar de O Acerto Final ter sido anunciado como o último capítulo da história, desde 2023 há relatos de que a história não é bem essa. O diretor Christopher McQuarrie chegou a afirmar que estaria disposto a trabalhar em sequências, caso uma história surgisse. Enquanto na época Cruise também afirmou que ainda estaria disposto a contar novas tramas, em 2025 ele mudou de postura e declarou que o título não teve seu nome escolhido por acaso.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

star

Continue por aqui