Veja lista de filmes vencedores da Palma de Ouro e outros prêmios no Festival de Cannes 2025
O Festival de Cannes chega ao fim neste sábado (24) e premia os principais filmes e astros do evento em diferentes honrarias. Confira a lista completa

Por Mateus Mognon
24/05/2025, às 11:33
Atualizado em 26/05/2025, às 17:45
)
O Festival de Cannes 2025, um dos eventos mais prestigiados do cinema mundial, chega à sua reta final neste sábado (24), com a aguardada cerimônia de premiação. Os vencedores do prêmio principal, incluindo a Palma de Ouro, foram revelados no último dia do festival, que foi histórico para o Brasil.
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, competeiu nas principais categorias do evento. Antes mesmo da entrega do prêmio principal, o longa-metragem já se destacou em categorias e honrarias secundárias, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator, que ficou com Wagner Moura.
- Veja também: Palma de Ouro 2025: Veja horário, onde assistir, indicados e o que esperar da premiação
- Aproveite 30 dias de teste grátis para conferir grandes filmes e séries no Amazon Prime Video!
No entanto, os prêmios principais do evento acabaram ficando com outros longa-metragens. A Palma de Ouro foi conquistada por It Was Just an Accident, do cineasta Jafar Panahi. Já o Gran Prix ficou com Sentimenal Value, que foi aplaudido por 19 minutos no festival.
Veja lista com vencedores dos prêmios de Cannes
Enquanto a premiação principal chama a atenção em Cannes, o evento também conta com outras seleções, incluindo o Un Certain Regard e o prêmio dos críticos. Abaixo, você pode conferir a lista com os prêmios principais entregues no festival em 2025.
Prêmios principais de Cannes
- Palma de Ouro (Palme d’Or): It Was Just an Accident, de Jafar Panahi
- Grand Prix: Sentimental Value, de Joachim Trier
- Melhor diretor: Kleber Mendonça Filho, por O Agente Secreto
- Melhor ator: Wagner Moura, por O Agente Secreto
- Melhor Atriz: Nadia Melliti, por Little Sister
- Prêmio do Júri: Sirat, de Olivier Laxe, e Sound of Falling, de Mascha Schilinski
- Prêmio especial (Prix Spécial): Resurrection, de Bi Gan
- Melhor roteiro: Young Mothers, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
- Prêmio Camera d’Or: The President’s Cake, de Hasan Hadi
- Menção especial do Camera d’Or: My Fther’s Shadow, de Akinola Davies Jr.
- Palma de Ouro para curta-metragem: I’m Glad You’re Dead Now, de Tawfeek Barhom
- Menção especial de melhor curta: Ali, de Adnan Al Rajeev
- Prêmio Golden Eye de Melhor Documentário: Imago, de Déni Oumar Pitsaev
- Prêmio Golden Eye do Júri: The Six Billion Dollar Man, de Eugene Jarecki
- Palma Queer: Little Sister, de Hafsia Heerzi
- Palme Dog (Melhor Mascote): Panda, por The Love That Remains
Prêmio Un Certain Regard

- Prêmio principal “Un Certain Regard”: The Mysterious Gaze of the Flamingo, de Diego Céspedes
- Prêmio do Júri: A Poet, de Simón Mesa Soto
- Melhor Roteiro: Harry Lighton, do filme Pillion
- Melhor Performance: Cléo Diara, do filme I Only Rest in the Storm, e Frank Dillane, do filme Urchin
- Melhor Diretor: Tarzan e Arab Nasser, do filme Once Upon a Time in Gaza
A lista de vencedores do Un Certain Regard pode ser vista acima. O prêmio visa reconhecer longa-metragens pela inovação e por romper barreiras.
Prêmio da Crítica (Fipresci Prize)
- FIPRESCI Award (Competição): O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
- FIPRESCI Award (Un Certain Regard): Urchin, de Harris Dickinson
- FIPRESCI Award (Parallel Sections): Dandelion’s Odyssey, de Momoko Seto
O Prêmio Fipresci é uma das honras independentes do evento de cinema em Cannes. O vencedor principal é selecionado pela Federação Internacional de Críticos de Filmes, e o longa-metragem brasileiro acabou levando a melhor.
Prix des Cinemás Art et Essai
- Prêmio principal: O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
O Prix des Cinemás Art et Essai é o prêmio da Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio (AFCAE), que organiza exibições de filmes. O longa-metragem brasileiro foi agraciado com a honraria em Cannes.
Saiba mais detalhes sobre os vencedores
O grande vencedor do Festival de Cannes, Simple Accident é um filme de Jafar Panahi produzido por Irã, França e Luxemburgo. O longa metragem acompanha a história de Egbbal, um homem que está dirigindo a noite com sua esposa grávida e se envolve em um pequeno acidente de carro, mas que acaba tendo graves consequências.
Já Sentimental Value, de Joachim Trier, acompanha a história de um diretor tentando reconciliar os laços com suas filhas. O longa-metragem, que foi ovacionado por 19 minutos em Cannes, traz nomes como Elle Fanning no elenco.
Para muitos, o filme brasileiro O Agente Secreto já dispensa apresentações, mas vale relembrar a sua história. O filme, que foi aplaudido por 13 minutos em Cannes, se passa em Recife nos anos 70, durante a ditadura militar, e mostra um homem tentando fugir do seu passado, mas que acaba se envolvendo em uma trama cheia de espionagem e suspense.
Nesta edição do Un Certain Regard, um dos destaques da mostra foi The Mysterious Gaze of the Flamingo, do chileno Diego Céspedes, que venceu o prêmio principal. Ambientado nos anos 1980, o filme é uma coprodução entre Chile, França, Bélgica, Espanha e Alemanha, e marca a estreia de Céspedes na direção de longas. A vitória consolida o olhar promissor do cineasta latino-americano e reafirma o espaço de obras com forte identidade cultural no cenário internacional.
O Prêmio de Melhor Roteiro do Un Certain Regard ficou com Harry Lighton por Pillion, filme britânico produzido pela A24. A obra, protagonizada por Harry Melling e Alexander Skarsgård. Já o Prêmio do Júri foi concedido a A Poet, do colombiano Simón Mesa Soto.
A premiação de Melhor Performance foi dividida entre Frank Dillane, por Urchin, e Cléo Diara, por I Only Rest in the Storm. Durante a tarde, ainda teremos mais prêmios sendo entregues em Cannes, incluindo a Palma de Ouro, que conta com o filme brasileiro O Agente Secreto entre os indicados.
Este texto será atualizado ao longo do dia com a revelação da Palma de Ouro e dos demais vencedores da competição principal do Festival de Cannes 2025. Fique atento para saber qual filme entrará para a história como o grande campeão desta edição.

Por Mateus Mognon
Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.