Irmãos Menendez, da série da Netflix, sofrem grande alteração em sua pena
Os Irmãos Menendez tiveram sua pena reduzida e agora podem entrar com um pedido de liberdade condicional

15/05/2025, às 12:18
)
Fonte: Divulgação/Netflix
Meses depois de terem virado assunto de uma série ficcional e de um documentário da Netflix, os Irmãos Menendez tiveram seu destino alterado pelos tribunais. Uma juíza da cidade de Los Angeles decidiu revisar a pena da dupla que, da prisão perpétua, passou a ser de 50 anos em regime fechado.
Com isso, Erik e Lyle, que foram condenados em 1996, ganharam direito a iniciar um pedido por liberdade condicional. Segundo as leis do estado da Califórnia, isso será possível que eles cometeram o assassinato dos próprios pais antes dos 26 de idade — na época, Erik tinha 18 anos, e Lyle, 21.
Irmãos Menendez afirmam que procuram por segunda chance
Enquanto as séries da Netflix não ajudaram a reverter a situação dos Irmãos Menendez, elas ajudaram a dar uma nova luz sobre o caso. O documentário disponível no streaming mostrou que muitas evidências e alegações de abusos sofridos pela dupla não foram considerados pelo julgamento dos anos 1990.
Esses elementos foram essenciais para que a atual equipe de advogados que representa os dois conseguisse a nova sentença. Desde a época em que foram presos, eles argumentam que mataram Kitty e Jose Menendez em um episódio de defesa pessoal, após passarem anos sofrendo abusos morais e sexuais.
Diante da nova sentença, eles fizeram uma declaração à corte responsável pelo caso:
- Erik afirmou que, somente após parar de ser egoísta, conseguiu entender como seus pais se sentiram na noite dos crimes;
- Ele também declarou que entende como eles devem ter sentido “choque, confusão e traição” quando viram seus filhos armados e atirando;
- Lyle pediu desculpa a seus parentes: “eu menti e os obriguei a ser alvo de humilhações públicas”, afirmou;
- Os Irmãos Menendez afirmam que se arrependem de suas ações e buscam por uma segunda chance;
- Eles acreditam que podem fazer o bem ao ajudar outras vítimas de abusos sexuais e a ex-detentos que procuram por novas oportunidades.
Os Irmãos Menendez foram elogiados por familiares e administradores prisionais por terem participado de vários cursos educacionais e tomado medidas para ajudar na vida de outros presos — entre elas está a criação de um centro para cuidado de idosos e doentes. A juíza Michel Jesic também declarou que eles tiveram um comportamento admirável e que, apesar da redução na sentença, a primeira decisão proferida pelos tribunais foi justificável.
Família apoia a liberdade da dupla
Apesar de o caso ter chocado o mundo, a família Menendez apoia que a dupla seja libertada e tenha uma segunda chance. À BBC, Anamaria Baralt, prima de Erik e Lyle, afirmou que os dois são muito diferentes dos garotos que eram na época. “Tem sido um pesadelo. Estou desesperada para que o processo acabe”, declarou.
Os Irmãos Menendez também foram defendidos por um ex-juiz da Flórida e pelo rapper Anerae “X-Raided” Brown, que contou com a ajuda deles para ser libertado da prisão. Já a promotoria do caso, que continua a se opor à nova sentença e à liberdade provisória, acredita que os dois estão mentindo desde o momento que foram presos.
O promotor distrital Habib Balian afirmou que os dois realmente fizeram algo positivo dentro da prisão, mas nunca assumiram total responsabilidade pelos seus crimes. Os próximos passos do caso devem acontecer no dia 13 de junho, quando haverá uma audiência para definir a possibilidade de a liberdade condicional ser concedida.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.
Fontes
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.