Minha Série

Quem é a Profetisa dos Serafitas? Conheça a personagem misteriosa de The Last of Us Temporada 2

A Profetisa ainda não apareceu em The Last of Us, mas sua presença já foi sentida pelos personagens

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

18/05/2025, às 17:00

Cada vez mais próxima do final de sua segunda temporada, a série de The Last of Us apresentou diversos personagens inéditos desde sua estreia. Enquanto muitos deles interagiram diretamente com Ellie, uma figura importante apareceu somente de forma tangencial na trama — o que não faz dela menos influente sobre o que está acontecendo.

Ela é ninguém menos que a Profetisa, que tem várias ligações com o grupo conhecido como Serafitas. Enquanto ela já foi referenciada em algumas falas e pichações espalhadas pela cidade de Seattle, suas origens e motivações ainda não foram reveladas. Isso é, a não ser que usemos os games da Naughty Dog como ponto de partida.

Quem é a Profetisa dos Serafitas?

Profetisa-Serafitas-Personagem-The-Last-of-Us-04.jpg

Assim como na adaptação da HBO, a Profetisa não é uma figura que esteja presente de forma direta durante os games da Naughty Dog. No entanto, conforme os eventos de The Last of Us: Parte 2 avançam e lemos documentos deixados pelos ambientes, descobrimos mais detalhes sobre essa figura misteriosa.

  • Entre o final de 2013 e o começo de 2014, a mulher que virou a Profetisa teve uma visão sobre o futuro conforme o cordyceps destruía a cidade de Seattle;
  • A partir dessa visão, ela decidiu que o único meio de a humanidade sobreviver era abandonando a tecnologia e abraçando um modo de vida igualitário;
  • Embora seus ensinamentos tenham sido rejeitados em um primeiro momento, o aumento do número de infectados fez com que ela ganhasse seguidores rapidamente;
  • Nos subúrbios de Seattle, ela estabeleceu uma comunidade fechada que cultiva sua própria comida e vive isolada do restante do mundo.

Os primeiros contatos dos Serafitas com A Agência Federal de Resposta a Desastres (FEDRA) foram relativamente pacíficos. O que restou do governo dos Estados Unidos tentou resgatar a comunidade, que passava por um período de fome. No entanto, a resposta foi recusada e o grupo logo se recuperou — algo que foi atribuído a um milagre produzido pela Profetiza.

Profetisa-Serafitas-Personagem-The-Last-of-Us-01.jpg

Embora não seja possível considerar que os dois grupos fossem aliados, ambos coexistiam de forma relativamente pacífica. A então comandante militar de Seattle, Carmelo Torres, considerava a ordem religiosa como “fanáticos”, mas pensava nela como um problema menor do que a Frente de Libertação de Washington (WLF).

A guerra contra a WLF e o estado atual das coisas

Depois de a WLF tomar controle de Seattle, uma relação de instabilidade e agressividade foi definida entre os dois grupos. O líder da WLF, Isaac Dixon, não gostava que o grupo estivesse recrutando pessoas na cidade e passou a determinar que suas forças deveriam atacar e matar quaisquer Serafitas que vissem.

Profetisa-Serafitas-Personagem-The-Last-of-Us-02.jpg

Nesse mesmo período, a Profetisa centralizou suas forças nos subúrbios de Queen Anne, que haviam virado uma ilha graças a um grande alagamento. Ela estabeleceu a cidade de Haven no local e, junto a um grupo de Anciões, reforçou seu meio de vida e os ensinamentos que deveriam ser transmitidos a seu povo.

Incapaz de viver em paz com a WLF, ela criou e liderou uma força militar de aproximadamente 500 pessoas que passou a atacar suas rotas de suprimentos. Em um desses ataques, a Profetisa foi capturada e, julgada como muito perigosa, foi executada a mando de Isaac — o que se provou um grande erro.

Os Anciões transformaram a Profetisa em uma mártir, cuja morte serviu para radicalizar ainda mais os Serafitas. Agora, não somente eles precisavam viver isolados, como passaram a ter a missão de exterminar os atuais comandantes de Seattle — mesmo que tenham que sacrificar a própria vida e a de suas crianças para atingir esse objetivo.

Profetisa-Serafitas-Personagem-The-Last-of-Us-03.jpg

The Last of Us: Parte 2, bem como a segunda temporada da série, começam em um momento no qual a guerra entre os grupos voltou a se intensificar. Ellie e seus companheiros acabam sendo pegos no “fogo cruzado” da situação, vendo a Profetisa de forma indireta através de documentos e cartazes nos quais ela é mostrada como uma mulher de longos cabelos pretos.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!


Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.