Quem é a Profetisa dos Serafitas? Conheça a personagem misteriosa de The Last of Us Temporada 2
A Profetisa ainda não apareceu em The Last of Us, mas sua presença já foi sentida pelos personagens

18/05/2025, às 17:00

Fonte: Divulgação/HBO
Cada vez mais próxima do final de sua segunda temporada, a série de The Last of Us apresentou diversos personagens inéditos desde sua estreia. Enquanto muitos deles interagiram diretamente com Ellie, uma figura importante apareceu somente de forma tangencial na trama — o que não faz dela menos influente sobre o que está acontecendo.
Ela é ninguém menos que a Profetisa, que tem várias ligações com o grupo conhecido como Serafitas. Enquanto ela já foi referenciada em algumas falas e pichações espalhadas pela cidade de Seattle, suas origens e motivações ainda não foram reveladas. Isso é, a não ser que usemos os games da Naughty Dog como ponto de partida.
Quem é a Profetisa dos Serafitas?
Assim como na adaptação da HBO, a Profetisa não é uma figura que esteja presente de forma direta durante os games da Naughty Dog. No entanto, conforme os eventos de The Last of Us: Parte 2 avançam e lemos documentos deixados pelos ambientes, descobrimos mais detalhes sobre essa figura misteriosa.
- Entre o final de 2013 e o começo de 2014, a mulher que virou a Profetisa teve uma visão sobre o futuro conforme o cordyceps destruía a cidade de Seattle;
- A partir dessa visão, ela decidiu que o único meio de a humanidade sobreviver era abandonando a tecnologia e abraçando um modo de vida igualitário;
- Embora seus ensinamentos tenham sido rejeitados em um primeiro momento, o aumento do número de infectados fez com que ela ganhasse seguidores rapidamente;
- Nos subúrbios de Seattle, ela estabeleceu uma comunidade fechada que cultiva sua própria comida e vive isolada do restante do mundo.
Os primeiros contatos dos Serafitas com A Agência Federal de Resposta a Desastres (FEDRA) foram relativamente pacíficos. O que restou do governo dos Estados Unidos tentou resgatar a comunidade, que passava por um período de fome. No entanto, a resposta foi recusada e o grupo logo se recuperou — algo que foi atribuído a um milagre produzido pela Profetiza.
Embora não seja possível considerar que os dois grupos fossem aliados, ambos coexistiam de forma relativamente pacífica. A então comandante militar de Seattle, Carmelo Torres, considerava a ordem religiosa como “fanáticos”, mas pensava nela como um problema menor do que a Frente de Libertação de Washington (WLF).
A guerra contra a WLF e o estado atual das coisas
Depois de a WLF tomar controle de Seattle, uma relação de instabilidade e agressividade foi definida entre os dois grupos. O líder da WLF, Isaac Dixon, não gostava que o grupo estivesse recrutando pessoas na cidade e passou a determinar que suas forças deveriam atacar e matar quaisquer Serafitas que vissem.
Nesse mesmo período, a Profetisa centralizou suas forças nos subúrbios de Queen Anne, que haviam virado uma ilha graças a um grande alagamento. Ela estabeleceu a cidade de Haven no local e, junto a um grupo de Anciões, reforçou seu meio de vida e os ensinamentos que deveriam ser transmitidos a seu povo.
Incapaz de viver em paz com a WLF, ela criou e liderou uma força militar de aproximadamente 500 pessoas que passou a atacar suas rotas de suprimentos. Em um desses ataques, a Profetisa foi capturada e, julgada como muito perigosa, foi executada a mando de Isaac — o que se provou um grande erro.
Os Anciões transformaram a Profetisa em uma mártir, cuja morte serviu para radicalizar ainda mais os Serafitas. Agora, não somente eles precisavam viver isolados, como passaram a ter a missão de exterminar os atuais comandantes de Seattle — mesmo que tenham que sacrificar a própria vida e a de suas crianças para atingir esse objetivo.
The Last of Us: Parte 2, bem como a segunda temporada da série, começam em um momento no qual a guerra entre os grupos voltou a se intensificar. Ellie e seus companheiros acabam sendo pegos no “fogo cruzado” da situação, vendo a Profetisa de forma indireta através de documentos e cartazes nos quais ela é mostrada como uma mulher de longos cabelos pretos.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.
Fontes
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.