Minha Série

Tarifas de Donald Trump podem causar grande impacto nos animes; entenda

Animadores afirma que Trump pode matar do dia para a noite toda a indústria de animação 2D dos Estados Unidos

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

06/05/2025, às 16:18

Um anúncio recente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que todos os filmes produzidos fora do país vão ser taxados em 100% dentro de seu território tem gerado muitas preocupações entre fãs de animes e mangás. Ao mesmo tempo que essas produções alcançaram uma popularidade sem precedentes no país, a nova decisão pode praticamente matar o segmento.

A nova política foi compartilhada no dia 4 de maio deste ano em uma publicação na rede Truth Social. Nela, Trump explicou que a “indústria de filmes dos Estados Unidos está morrendo” e que “outros países estão oferecendo todo tipo de incentivo para atrair cineastas e estúdios” para seus territórios.

Tarifas-Donald-Trump-Impacto-Indústria-Animes-04.jpg

Em vez de oferecer incentivos mais atraentes ou tentar entender os motivos pelos quais a indústria tem preferido outros locais, o político recorreu à sua maior arma — que parece ser a única. Ele afirmou que “todo e qualquer filme” que chegue ao país vindo de solo estrangeiro terá 100% de sua taxação — algo que ele acredita ser capaz de estimular a indústria nacional.

Trump pode matar mercado de animes nos Estados Unidos

Enquanto as declarações de Trump parecem ser focadas na indústria de Hollywood, elas vão ter um grande impacto sobre os animes. Isso porque a grande maioria deles se trata justamente de produções que não são originadas no Ocidente e que, portanto, estariam todas sujeitas a novos custos.

Tarifas-Donald-Trump-Impacto-Indústria-Animes-01.jpg

Com isso, não somente plataformas especializadas nesse tipo de conteúdo, como também empresas como Netflix, Max e Amazon Prime, teriam menos razões para investir nelas. Enquanto obras mais conhecidas e com retorno garantido estariam seguras até certo nível, isso deve resultar em uma diminuição imediata em apostas em histórias mais alternativas ou que não tenham sucesso comprovado.

A maneira como as tarifas vão funcionar ainda não foi esclarecida, mas a complexidade da indústria atual deve ajudar a complicar ainda mais a situação:

  • Muitas produções, mesmo as feitas por equipes norte-americanas, costumam usar localizações em diversos países;
  • É comum que estúdios contratem equipes estrangeiras para lidar com processos como animação e edição;
  • Isso é especialmente comum entre os animes, cuja indústria tem dependido cada vez mais de estúdios chineses;
  • Em um mercado interconectado, aquilo que define o que é um “filme estrangeiro” pode variar bastante.

No caso dos animes, tudo se torna mais complicado quando levamos em consideração que não existe uma “indústria norte-americana” deles. Enquanto muitos estúdios se dedicam a distribuir e traduzir obras do tipo ou até mesmo criar algumas delas, essa é uma arte tradicionalmente oriental. Em outras palavras, as tarifas de Trump só devem ajudar a torná-la mais restrita e cara.

Decisão pode destruir a indústria da animação 2D

Segundo Adam Deats, diretor da Power House Animation, que trabalhou no Castlevania da Netflix, a decisão de Trump também pode ferir a indústria interna de seu país. No X, ele explicou que as tarifas têm o potencial de “decimar toda a indústria da animação 2D do dia para a noite”, dado que mesmo produções criadas nos Estados Unidos terceirizam sua mão-de-obra.

“Não há meios de atrair novos animadores americanos suficientes para esse sistema. Matar a audiência americana também prejudicaria gravemente a indústria de anime. É uma LOUCURA”, afirmou. Mesmo que o político não tenha anunciado os detalhes de seu plano, seu histórico recente mostra que ele não vai demorar em colocá-lo em ação.

Assim como aconteceu na indústria de tecnologia, muitas empresas que operam na área devem paralisar seus planos enquanto a situação não fica clara. No entanto, já é possível antecipar com bastante certeza que isso deve resultar em preços mais caros e em maiores intervalos na estreia entre produções japonesas e sua distribuição nos Estados Unidos.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!


Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.