Recruta, série da Netflix, é baseada em história real? Confira as inspirações

Imagem de: Recruta, série da Netflix, é baseada em história real? Confira as inspirações
Imagem: Divulgação/Netflix

Estrelada por Noah Centineo no papel de Owen Hendricks, Recruta é uma série original da Netflix que chegou recentemente à sua Temporada 2 mostrando que é capaz de fazer muito sucesso. Atualmente a segunda produção mais assistida do streaming no Brasil, ela conta a história de um advogado que trabalha para a CIA que se envolve em conflitos internacionais muito além do que imagina ser capaz de lidar.

Embora a plataforma esteja recheada de experiências de espionagem em seu catálogo, a produção criada por Alexi Hawley tem se diferenciado por saber misturar bem ação, humor e um protagonista carismático. Mas será que isso também é resultado do fato de ela ter se inspirado em eventos que realmente aconteceram?

Recruta é inspirada na história de um advogado real

Embora nem tudo visto em Recruta seja real, a base de sua história foi desenvolvida a partir das experiências de um advogado que realmente trabalhou para a CIA. Em 1996, então com 24 anos de idade, Adam Ciralsky foi recrutado para contribuir com a agência, estabelecendo uma parceria que durou até o ano 1999.

Atualmente um dos produtores-executivos da série, Ciralsky mantém um bom relacionamento com seus antigos empregadores. Tanto é que, durante a produção da primeira temporada, ele conseguiu fazer com que Centineo se encontrasse com agentes reais na sede em Virgínia para que ele aprendesse mais detalhes sobre como é trabalhar em campo.

“Foi um sentimento estranho da vida imitando a arte, que está imitando a vida”, afirmou ele em uma entrevista à Vanity Fair em 2022. “Ela tinha todos os apetrechos da CIA dos quais eu me lembrava, mas virou uma instituição totalmente diferente”, complementou.

No entanto, ele afirma que os advogados da agência não costumam ter a mesma experiência de campo que Owen Hendricks demonstra na produção da Netflix. Segundo ele, a posição tem como objetivo “mostrar onde ficam as linhas vermelhas” e auxiliar agentes a operarem dentro dos limites da lei — que ele mesmo admite que nem sempre são respeitados.

Inspiração para a série processou a agência

Embora pareça ter um relacionamento positivo com a CIA atualmente, Ciralsky encerrou sua contribuição para ela de forma traumática. Ele teve suas credenciais revogadas no dia 13 de dezembro de 1999 e, em julho de 2000, processou sua antiga empregadora afirmando que foi “interrogado, assediado, vigiado e demitido” por ser um judeu praticante.

Recruta, série da Netflix, é baseada em história real Veja inspirações - 01.jpg

O caso foi encerrado em 2012 e, atualmente, o advogado afirma estar orgulhoso do trabalho que fez no passado. “Também estou igualmente orgulhoso de que, ao destacar e confrontar a má conduta de alguns, eu ajudei a fazer uma mudança positiva”, afirmou ele em uma declaração reproduzida pelo The Daily Beast.

Enquanto alguns aspectos de Recruta são reais, como os passaportes diplomáticos pretos e o trabalho burocrático, a série em si é quase totalmente ficcional. Assim, as aventuras pelas quais seu protagonista, os momentos de traição e as cenas de ação não devem ser levados a sério — ou ao menos é isso que a CIA quer que você acredite.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Cupons de desconto TecMundo:

Quer receber as melhores ofertas do TecMundo no WhatsApp?

Siga o nosso canal de ofertas!

Seguir e economizar

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.