Gladiador 2 é inspirado em história real? Veja 7 detalhes que são verdade no filme
Lançado nos cinemas no dia 14 de novembro deste ano, Gladiador 2 é a volta do diretor Riddley Scott a uma das suas histórias de maior sucesso. No longa-metragem, acompanhamos a história de Lucius Verus Aurelius (Paul Mescal), um herdeiro legítimo de Roma que vive escondido no norte da África, que vira um escravo após ficar no lado perdedor de uma batalha.
Capturado pelos imperadores gêmeos Geta (Joseph Quinn) e Caracalla (Fred Hechinger), ele busca a glória e a redenção pela morte de sua esposa como um gladiador no Coliseu. E um elemento de seu passado pode fazer com que sua busca pessoal inicie uma revolução que vai mudar para sempre a história.
Apesar de Gladiador 2 ter muitos elementos retirados do mundo real, ele segue o mesmo caminho de seu antecessor ao contar uma história completamente ficcional. No entanto, ainda assim é possível aprender um pouco mais sobre o passado da humanidade ao observar a maneira como Scott construiu sua trama.
7 elementos de Gladiador 2 que realmente existiram
1. Os Imperadores Geta e Caracalla governaram Roma
Um dos elementos reais de Gladiador 2 são seus vilões, os imperadores Geta e Caracalla, que assumiram o comando de Roma após a morte do Imperador Commodus. No entanto, na vida real eles eram irmãos, mas não gêmeos, que ascenderam à posição quando ainda eram muito jovens. Na vida real, Caracalla mata Geta, sendo morto anos depois por Macrinus.
2. Lucius, Macrinus e Lucilla realmente existiram
No mundo real, Lucius realmente existiu e foi filho de Lucilla, mas nunca teve a chance de virar um gladiador — ou foi filho de Maximus, uma figura totalmente ficcional. Ele morreu muito jovem, antes mesmo de seu tio Commodus ocupar o cargo de imperador — e Lucilla acaba sendo morta pelos homens de seu irmão após uma tentativa de assassinato que falhou.
Já Macrinus, interpretado por Denzel Washington, realmente foi bem-sucedido em seu plano de tomar o comando do império, mas só durou pouco mais de um ano na posição. Na história real, ele é conhecido por ter sido o primeiro imperador que nunca chegou a passar por Roma enquanto estava no poder.
3. O Coliseu realmente foi inundado
Uma das cenas de Gladiador 2 que mais parece mentira é, na verdade, baseada em fatos reais. Várias arenas grandiosas, incluindo o Coliseu, chegaram a ser inundadas para a realização de batalhas navais conhecidas como naumachias. No entanto, não há sinais de que tubarões estivessem entre os elementos que os lutadores tinham que enfrentar durante as batalhas.
4. Animais foram usados em combate
Outro elemento real do filme é o uso de animais selvagens como alguns dos oponentes mais variados que gladiadores encontravam nas arenas. No entanto, enquanto alguns babuínos e rinocerontes foram usados, não há sinais de que eles tenham virado montarias — e, segundo o especialista Alexander Mariotti, tubarões definitivamente não eram um elemento encontrado nas arenas antigas (mas o uso de crocodilos era algo comum).
5. Um macaco como cônsul?
Ainda no tema de animais, não há qualquer sinal de Caracalla realmente tenha transformado seu macaco de estimação em um cônsul — ou sequer que o animal tenha existido. No entanto, a cena curiosa de Gladiador 2 é baseada em uma história real envolvendo o Imperador Calígula, que queria transformar seu cavalo, Incitatus, em um nobre do império.
6. A invasão da Numídia aconteceu em um momento diferente
Um dos momentos mais emocionantes de Gladiador 2 acontece logo em seu começo, quando vemos a Numídia sendo invadida pelas forças do General Acacius (Pedro Pascal). No entanto, esse é um evento anacrônico dentro do contexto do filme, já que ele aconteceu séculos antes da história mostrada no cinema.
Caso o longa-metragem fosse fiel nesse sentido, a Numídia apresentada por ele seria um assentamento romano relativamente pacificado. O local ainda poderia servir como o esconderijo de Lucius, mas seria bastante improvável que ele acabasse virando um escravo após uma grande batalha.
7. O Coliseu tinha um mestre de cerimônias
Em Gladiador 2, Matt Lucas aparece em diversas cenas como o Mestre de Cerimônias do Coliseu, que chama a atenção do público para suas próximas atrações. Esse é um papel que realmente existiu na vida real e que tinha como função receber e entreter os convidados mais nobres do local. No entanto, não está claro se quem o desempenhava também fazia as vezes de anunciante das batalhas.
Categorias