120 artigos científicos sem sentido foram publicados e ninguém percebeu

Imagem de: 120 artigos científicos sem sentido foram publicados e ninguém percebeu

(Fonte da imagem: Shutterstock)

A famosa dupla “Nemly & Nemlerey”, meme de sucesso na internet, ataca novamente. A revista Nature divulgou nesta semana que as revistas científicas Springer e IEEE tiveram que remover mais de 120 artigos de seu histórico publicados entre 2008 e 2013. O motivo: eles não tinham sentido algum e haviam sido gerados automaticamente pelo computador.

A constatação foi feita pelo cientista da computação Cyril Labbé – um dos poucos ou talvez o único que leu de verdade esses artigos. Ele passou dois anos coletando trabalhos como esse. Segundo Labbé, os textos foram elaborados utilizando um programa chamado SCIgen, do MIT.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado neste link. Ele foi criado em 2005 justamente para provar que revistas acadêmicas constantemente aceitam estudos sem nenhum sentido. Ao que parece, os criadores do software tinham razão.

Cyril comenta ainda que nem mesmo os supostos autores dos trabalhos sabiam de sua existência desses artigos, o que torna tudo ainda mais estranho. Porém, chama a atenção o fato de que quem seleciona os artigos para a publicação não os leu antes de aprová-los – ou, se leu, não os entendeu e passou o material adiante.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.