Global Forest Watch: serviço da Google mapeia desmatamento mundial

Imagem de: Global Forest Watch: serviço da Google mapeia desmatamento mundial

(Fonte da imagem: Reprodução/Global Forest Watch)

Você já parou para pensar na situação das florestas de todo o mundo? Infelizmente, o desmatamento toma cada vez mais conta das matas e isso acontece por uma enorme quantidade de razões. Mas será que existe alguma forma rápida e simples de acompanharmos esse processo? A partir de agora, a resposta é “Sim”. E isso acontece graças ao Google Forest Watch.

Trata-se de um serviço online que permite a rápida visualização das áreas que estão sofrendo com o desmatamento em todo o mundo — inclusive no território brasileiro. O Google Forest Watch é atualizado em “tempo quase real” e faz parte das ações humanitárias da Google, que frequentemente utiliza seus sistemas de mapas para criar serviços de monitoramento e ajuda — como nos casos de catástrofes naturais.

O site do Google Forest Watch é completamente interativo e permite uma série de visualizações diferentes para os usuários. Por padrão, são mostradas as áreas que ganharam e perderam florestas nos últimos 12 anos, mas por meio dos filtros coloridos que estão no topo da página é possível realizar uma série de pesquisas mais específicas para saber o destino das matas.

Por exemplo: clicando sobre “Forest Use”, você pode visualizar algumas das principais causas de desmatamento do mundo e saber em que locais isso mais acontece — plantações para óleo de palma, fibras de madeira, mineração ou extração de madeira. Outro exemplo bem interessante é a demonstração de locais com mais biodiversidade. Sem dúvidas, Google Forest Watch é um ótimo serviço para quem ama o meio ambiente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.