Cientistas alemães criam "osso humano artificial" em impressora 3D

Imagem de: Cientistas alemães criam "osso humano artificial" em impressora 3D

Ossos humanos seriam mais eficientes que metal para espaçonaves (Fonte da imagem: Reprodução/Phys.org)

Lançar foguetes ao espaço carregando qualquer tipo de equipamento, como satélites e até ônibus espaciais, tem custado muito dinheiro para agências espaciais e seus respectivos países. Boa parte dessa grana vira fumaça em instantes, já que é necessário queimar muito combustível para levantar toneladas de metal pesado até a órbita da Terra. Esse problema poderia ser em parte abrandando caso nossos equipamentos fossem feitos do mesmo material dos ossos humanos ou pelo menos versões artificiais deles. É mais ou menos nesse sentido que cientistas alemães estão trabalhando, usando impressoras 3D a laser para criar estruturas similares às dos nossos ossos.

A pesquisa é do cientista alemão Jens Bauer, assistido por sua equipe, que está focando primariamente no desenvolvimento e viabilidade das técnicas para produzir estruturas semelhantes aos nossos ossos. Além de imitar a organização das moléculas, está sendo usado o mesmo material cerâmico do qual o osso humano é feito, ou seja, um material orgânico.

Isso implicaria em estruturas muito mais resistentes, já que a evolução dos esqueletos de animais foi adaptando esses seres para resistir ao atrito e impactos mecânicos ao logo dos milênios. Os metais, por exemplo, por serem minerais inorgânicos, possuem estruturas moleculares randômicas, podendo apresentar falhas críticas ao acaso.

O trabalho de Bauer foi publicado para a comunidade científica no PNAS e explica como foi feita a utilização das impressoras tridimensionais a laser para produzir ossos artificias. Ainda assim, a aplicação para a viagem espacial que comentamos no início é apenas uma das possibilidades, mas certamente também uma das mais úteis para a tecnologia atualmente.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.