Buscas por músicas no Google começam a trazer "cartões" do YouTube

Imagem de: Buscas por músicas no Google começam a trazer "cartões" do YouTube

Vídeos de fãs ainda aparecem no cartão (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

A Google realmente está tentando colocar na sua cabeça a ideia de que o YouTube não é somente uma plataforma de vídeos, mas sim um serviço de streaming de músicas, que, por acaso, permite ver os clipes feitos pelos respectivos artistas.

A nova investida da empresa nesse sentido está no seu maior produto, o buscador. Assim, fazendo uma pesquisa no Google sobre determinada música, o primeiro resultado deve ser um card ou cartão do YouTube, à moda Google Now, sugerindo a você ouvir a faixa oficial no serviço de vídeos.

Pela aparência do cartão e a presença de um botão “play” no meio dele, você pode imaginar que poderia ser possível assistir ao vídeo ali mesmo na página de resultados do Google. Pois não fique tão feliz, já que isso não deve acontecer. Clicando nesse elemento, você é direcionado para o YouTube tradicional. Caso o vídeo em questão esteja hospedado no Vimeo, por exemplo, o cartão deve ser bem semelhante e direcionar você para o respectivo site também.

Até o momento, a ferramenta não parece estar completamente funcional, já que por vezes não traz o resultado em forma de cartão, mesmo quando o nome da música é pesquisado de forma precisa e direta. Isso pode acontecer por conta de um esforço antipirataria da empresa, que só deve mostrar nesses cartões vídeos oficiais dos artistas. Nesse caso, reproduções de fãs dificilmente aparecerão e vídeos originais que não sejam reconhecidos como tal também ficarão de fora.

A função já está disponível na versão brasileira do buscador e traz detalhes como nome do álbum e data de lançamento em português.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.