Reveja 7 versões clássicas do Windows e Mac OS que podem rodar no navegador

Imagem de: Reveja 7 versões clássicas do Windows e Mac OS que podem rodar no navegador

De volta para o passado (Fonte da imagem: Reprodução/Listoid)

Com o mundo do software se desenvolvendo tão rápido nos últimos anos, é difícil imaginar como as pessoas conseguiam utilizar sistemas operacionais tão primitivos como aqueles clássicos Windows 1.0 e 3.1. De fato eles não conseguiam suprir todas as necessidades que nós temos para um computador na atualidade, mas para quem experimentou esses SOs, a saudade pode bater de vez em quando. As interfaces monocromáticas, a logomarcas e ícones bregas e tudo mais o que os pioneiros dos sistemas operacionais tinham de marcante conseguem render alguns minutos de nostalgia.

Por conta disso, nós preparamos para você esta lista com sete versões clássicas de sistemas operacionais da Microsoft e da Apple que se pode rodar em um navegador web atualmente. Recomendamos utilizar o Google Chrome mais atual que você tiver, mas mesmo assim há a possibilidade de alguns probleminhas ocorrerem. Esta lista foi originalmente compilada pelo ArsTecnhica.

Windows 1.0: o maior pioneiro

Old, but gold (Fonte da imagem: Reprodução/jsmachines.nt)

Falar em sistemas operacionais clássicos é falar das versões mais antigas do Windows. Esse Windows 1.0 em particular foi lançado em 1985, antes mesmo de a World Wide Web se espalhar pelo mundo. Portanto, imagine você o que uma máquina rodando essa belezinha podia fazer. O pessoal daquela época pareceu gostar da novidade pelo menos. Esse emulador consegue inclusive rodar programas antigos do SO da Microsoft, como Paint, Clipboard e Reversi.

Mac OS System 7: um dos marcos no campo das interfaces amigáveis

Neste website, você consegue emular o funcionamento do Mac OS System 7, um dos marcos na história dos sistemas operacionais por conta da sua interface mais amigável para o usuário. Ele foi lançado pela Maçã em 1991 e, no site, está sendo simulado em um Mac Plus virtual de 1986. Essa versão foi criada por James Friend e conta com uma série de aplicativos que você pode utilizar como se estivesse em um computador antigo de verdade, como é o caso do Mac Draw.

A maçã mordida já estava no topo da tela (Fonte da imagem: Reprodução/James Friend)

Windows 3.1: o Windows do passado com cara do Windows de hoje

Essa versão específica do Windows foi um dos marcos para o sistema operacional da Microsoft por conseguir trazer uma interface bastante amigável para o usuário e também inaugurar o esquema de janelas como conhecemos hoje nas criações da Microsoft. Você pode notar algumas diferenças, como os botões de comando dessas janelas, mas o tradicional azul e cinza já deu as caras por aqui. Essa versão foi lançada em 1992 e foi emulada nesse website por Michael Vincent, que recomenda o uso do Firefox 2 ou 3 para executar o site. Acontece que esses browsers são muito antigos, e você provavelmente não os possui mais no PC. Portanto, usar o seu Chrome ou Firefox atual dá quase na mesma.

Começou a criar uma identidade visual (Fonte da imagem: Reprodução/MichealV.org)

Mac OS 8.6: uma das últimas versões do sistema clássico da Maçã

Não é segredo para ninguém que até a última década, os computadores da Apple não eram lá um grande sucesso ou marca de status como hoje. Por conta disso, a Maçã passou por alguns tempos difíceis e precisou se reinventar para sobreviver e continuar fazendo oposição ao Windows da Microsoft. Isso culminou no fim do tradicional Mac OS, que deu lugar mais tarde ao OS X que vem sendo utilizado até hoje. Sendo assim, você pode conferir neste website uma versão simulada do Mac OS 8.6, um dos últimos antes dele ser descontinuado. Ele apareceu em 1999 e, curiosamente, vinha com a versão 4.5 do Internet Explorer.

Como o mundo dá voltas. O IE já foi padrão no Mac!! (Fonte da imagem: Reprodução/VirtualDesktop.org)

Windows 95: desse você deve lembrar, quem sabe até utilizou em casa

O Windows 95 é uma das versões mais clássicas de todas as já lançadas pela Microsoft. Ele marca o início da real popularização dos computadores, que até então ficavam somente nos escritórios de grandes empresas. Agora eles estavam começando a chegar às casas das pessoas com muito mais força. Essa versão emulada do Windows 95 não é completamente funcional, mas você pode mexer e navegar por vários elementos, inclusive acessar o painel de controle do sistema.

Computador doméstico (Fonte da imagem: Reprodução/VirtualDesktop.org)

OS X 10.2: um novo Mac

Para quem é fã da Maçã, esta versão do sistema operacional pode ser considerada uma das salvadoras da companhia, mesmo tendo recebido críticas sobre o desempenho. Com isso, a Apple consegui se manter viva e cultivar o ecossistema que possui até hoje. O OS X 10.2 Jaguar foi lançado em 2002 e ainda carregava o Internet Explorer como navegador-padrão, que ficou com esse posto até 2003, quando a Apple apresentou o seu Safari.

Um novo começo (Fonte da imagem: Reprodução/VirtualDesktop.org)

Windows XP: o eterno

Não há muito que dizer sobre esse velho sistema operacional que ainda habita os discos rígidos de muitos computadores pelo mundo. Você já sabe tudo sobre ele. De fato o SO ainda é o segundo mais utilizado no globo, ficando atrás apenas do bem-sucedido Windows 7. O novo SO da Microsoft fica apenas com a terceira posição.

De qualquer maneira, o Windows XP foi lançado em 2001 tendo sido recebido como uma grande revolução no campo dos sistemas operacionais. Entre as versões do Windows, ele é o primeiro na linha do tempo a trazer uma interface com elementos em “alta resolução” e uma organização minimamente similar ao que temos no Windows 8.1 atualmente.

Nessa versão simulada em seu browser, entretanto, não é possível fazer muita coisa, mas os elementos clicáveis ficam destacados para você não sair mexendo em coisas desnecessárias. Note na interface da fermenta ícones como “Mozilla” “Outlook Express” e outros aplicativos populares do início da década passada.

Uma lenda viva (Fonte da imagem: Reprodução/TotalEmulator)

Por fim podemos dizer que a lista preparada pelo ArsTechnica é bastante saudosa e deve ter deixado você curioso sobre os SOs do passado, principalmente se nunca tiver visto um computador rodando qualquer um deles. Ainda assim, se você sentiu falta de algum SO especial na lista, procure um link de uma versão emulada dele e compartilhe conosco nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.