Cozinha do futuro: 6 tecnologias para os próximos anos

Imagem de: Cozinha do futuro: 6 tecnologias para os próximos anos

Quando você olha para a sua cozinha, o que você acha que poderia existir para facilitar ainda mais a sua vida e os afazeres domésticos neste cômodo? Por muitos anos os eletrodomésticos das cozinhas permaneceram praticamente inalterados, mas se depender dos inventores e engenheiros que criaram os protótipos a seguir, isso tende a mudar em breve.

A palavra-chave que rege as mudanças propostas para os móveis e aparelhos eletrônicos da cozinha do futuro é “sustentabilidade”. Como conseguir os melhores resultados e desperdiçar o mínimo possível de energia e resíduos? Responder a esta pergunta se tornou prioridade quando o assunto é a casa do futuro, e existe muito que pode ser mudado na cozinha para ajudar neste objetivo.

Por exemplo, alguns projetos de automação residencial (uma das áreas que estudam melhorias para que a casa se torne mais inteligente) sugerem que seria possível converter o calor de um forno ligado em energia para abastecer pequenos eletrodomésticos da cozinha, economizando na conta e ajudando o meio ambiente.

Veja a seguir alguns protótipos de produtos eletrônicos e objetos de uso geral que prometem mais sustentabilidade, conectividade e inteligência para este cômodo tão importante da sua casa. Alguns desses produtos estão apenas no papel, mas muitos deles já passaram pelos testes necessários e possivelmente serão encontrados nas cozinhas em alguns anos.

Nutrima

Este pequeno objeto é o sonho de qualquer pessoa que está fazendo uma dieta ou gosta de controlar exatamente o que vai comer. Ele ainda é apenas um protótipo e possivelmente vai passar por muitas mudanças até chegar ao mercado, mas a ideia é genial e é bom saber que existem pessoas pensando nisso.

Coloque o seu alimento na tábua e ela diz tudo o que você precisa saber (Fonte da imagem: Divulgação/Electrolux Design Lab)

Esta placa flexível analisa os alimentos que são colocados sobre ela e mostra se aquele produto está bom para o consumo, quantas calorias serão ingeridas, qual o peso da amostra e outras informações nutricionais. De acordo com o projeto, o Nutrima seria bastante sustentável, sendo carregado mecanicamente com o movimento da placa.

Chop-Syc

Imagine como seria cortar os seus alimentos em cima do seu tablet, enquanto analisa as propriedades nutricionais daquela porção, vê receitas possíveis e até pesa a quantidade de comida. Se você acha isso maluquice, saiba que existe um aparelho já em testes que é praticamente isso: uma tábua de cortar carne e legumes com tela de toque e que pode ser usada como balança.

O Chop-Syc é um protótipo ainda, mas já foi produzido para testes e não é mais apenas um conceito para o futuro distante: quem sabe em alguns anos a sua tábua de cortes seja mais inteligente do que você jamais imaginou! O vidro desse aparelho — que foi idealizado e produzido pela Sharp — é resistente a atritos e riscos, obviamente.

Foodini

Você acha que as impressoras 3D de objetos são um grande avanço da tecnologia? Então prepare-se para conhecer o Foodini, um protótipo real de impressora de alimentos. Sim, todos os sonhos de apenas apertar um botão e a comida sair pronta podem se tornar realidade com este incrível aparelho. Ele não consegue criar comida "do nada", mas é capaz de imprimir alimentos exatamente na forma que você quiser.

Uma impressora 3D de alimentos que cria a sua comida da forma como você preferir (Fonte da imagem: Reprodução/Natural Machines)

Torradas com detalhes personalizados em geleia podem fazer com que você nunca mais precise passar a manteiga ou o doce no seu pão: ele já sai com tudo pronto da máquina de preparo. Este aparelho ainda não está tão perto de chegar às lojas, mas é uma alternativa interessante para quem quer mais praticidade na cozinha.

Electrolux Laptop Kitchen

Um laptop que usa indução para esquentar uma panela e preparar alimentos no lugar onde estaria o teclado — substituído por uma tela de toque — é uma das apostas da Eletrolux Design Lab para o futuro. Obviamente este é apenas um protótipo conceitual, mas a ideia é genial. Deixar de usar gás para cozinhar não é novidade; os fogões elétricos que não usam fogo já estão no mercado há anos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Dragan Trenchevski)

A novidade seria poder levar isso para qualquer lugar e fazer uma refeição completa usando indução no lugar de uma chama. Esse não é o único produto que utiliza esse conceito, no entanto: pesquisadores estão estimando que em breve a indução seja cada vez mais utilizada para substituir o gás, já que é uma forma mais "verde" de esquentar os seus alimentos e muito mais precisa e eficaz.

Bio Robot Refrigerator

Imagine redesenhar completamente a sua geladeira e, no lugar de uma porta, você se deparar com um biopolímero em gel que "come" os seus alimentos e os mantém gelados? Parece saído de um filme de terror, mas esse refrigerador seria uma ótima ideia para acabar com o mau cheiro da geladeira, já que o ambiente é completamente selado.

A geladeira do futuro poderá ser completamente diferente da atual (Fonte da imagem: Divulgação/Yuriy Dmitriev)

Cada produto ficaria completamente separado um do outro, fazendo com que a vida útil dos alimentos aumentasse — todas as vezes que a porta da geladeira é aberta, o ar quente que entra acaba diminuindo um pouco a validade dos alimentos armazenados ali. Este produto não está nem em fase de testes, mas seria um redesenho interessante para um eletrodoméstico tão útil como a geladeira.

HAPIfork

Este produto, ao contrário de todos os anteriores, não é apenas um conceito: ele já está à venda e promete tornar a sua alimentação mais saudável ao fazer uma reeduzação no modo como você come as suas refeições. Ele controla a velocidade com que você se alimenta e avisa quando você estiver em um ritmo muito acelerado.

Um garfo que controla a velocidade com que você come (Fonte da imagem: Divulgação/HAPI)

Isso faz com que, aos poucos, você consiga se alimentar de maneira mais lenta, o que ajuda bastante a emagrecer e ser mais saudável. Ele pode ser conectado a aplicativos para o iOS e Android e permite criar um histórico dos seus hábitos alimentares para futuras consultas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.