Será que você conseguiria identificar as diferenças entre 4K e 1080p?

Imagem de: Será que você conseguiria identificar as diferenças entre 4K e 1080p?

4K ou 1080p? (Fonte da imagem: Reprodução/HDTVtest )

Se você costuma conversar sobre tecnologia com a galera, já deve ter discutido com alguém a resolução das TVs e os novos aparelhos com qualidade 4K.

Será que alguém consegue perceber as diferenças entre os aparelhos que trazem “apenas” o Full HD e os televisores 4K?

Para botar isso à prova, o pessoal do HDTVtest visitou um evento sobre as TVs Ultra HD e OLED organizado pela rede de lojas Richer Sounds, do Reino Unido, e, junto com os organizadores dessa feira, montou um esquema para testar a percepção do público a respeito das TVs 4K.

Para tanto, eles montaram um stand com dois aparelhos. Alinhadas lado a lado estavam uma TV 4K de 55 polegadas com tecnologia “Ultra Hight-definition” e outra TV, também de 55 polegadas, mas com qualidade 1080p HDTV.

Qual das duas tem resolução 4K? (Fonte da imagem: Reprodução/HDTVtest )

Ambas estavam com as respectivas bordas e marcas escondidas por painéis pretos, de forma que a fabricante era desconhecida pelo público. Além disso, ambas exibiram conteúdos com a proporção 1:1 de pixels para a sua resolução nativa.

Com tudo pronto, as “cobaias” foram instruídas a se posicionarem a uma distância de 9 pés (cerca de 2,7 metros) dos aparelhos e a apontarem para um dos dois dispositivos respondendo a uma pergunta bem simples: qual das duas TVs é a que tem qualidade 4K?

Vitória esmagadora

Os resultados, segundo os pesquisadores, foram impressionantes. De acordo com eles, de 50 pessoas que realizaram o teste, apenas uma apontou a TV com resolução 1080p, ou seja, mais de 97% dos participantes escolheram o aparelho correto na hora de responder a questão – isso mesmo em uma distância relativamente grande dos televisores.

Somente uma pessoa errou na hora de apontar a TV 4K (Fonte da imagem: Reprodução/HDTVtest )

Não há uma razão específica que explique exatamente as respostas dos voluntários. Segundo a publicação, uma das razões pode ser simplesmente o fato de que, após assistir alguns vídeos por cerca de meia hora, as pessoas tenham conseguido identificar imagens mais detalhadas na tela de 4K – isso principalmente em filmes que mostravam itens sendo filmados de longe.

Eles lembram, no entanto, que a alta resolução não é o único fator determinante para que uma TV apresente uma qualidade de imagem superior. Segundo a matéria, é importante lembrar que ótimas taxas de contraste, por exemplo, também podem definir a qualidade de imagem de um aparelho.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.