App que rende maior popularidade no Instagram é malicioso

Imagem de: App que rende maior popularidade no Instagram é malicioso

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Se você instalou o aplicativo InstLike em seu smartphone, seja iOS ou Android, é melhor desinstalar esse software e modificar a sua senha do Instagram. Caracterizado por ser um app capaz de aumentar a popularidade dos usuários da rede social com mais seguidores e com um alto número de curtidas, o InstLike também agia em nome das pessoas curtindo conteúdo e seguindo contas que você não selecionou anteriormente.

A empresa de segurança digital Symantec divulgou um alerta para as pessoas que baixaram e instalaram o aplicativo, e no momento o InstLike já foi banido da App Store e da Google Play (nessa última, com mais de 100 mil downloads). O software fazia as ações em nome dos usuários pois exigia o login e as senhas das pessoas, agindo de modo independente.

Satham Narang, especialista da Symantec, disse que quando o app foi testado as contas do Instagram começaram a curtir e seguir pessoas de modo aleatório e automático. O app também oferecia moedas virtuais, compradas com dinheiro real, para aumentar a popularidade dos usuários. O pacote mínimo de cem moedas era vendido a US$ 1 e garantia uma centena de curtidas nas fotos do comprador.

Segundo Narang, o InstLike tem um preço significativo no quesito de segurança, já que é capaz de transformar as contas dos usuários em perfis zumbis – abrindo brechas para hackers que possam acessar as senhas fornecidas. Felizmente, o app não está mais disponível para download.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.