8 projetos de eletrônicos mirabolantes criados com enfoque artístico

Imagem de: 8 projetos de eletrônicos mirabolantes criados com enfoque artístico

(Fonte da imagem: Reprodução/Mathieu Lehanneur)

Não há limite para a mente criativa de um artista. E quando a criação da forma se alia às novidades da tecnologia as possibilidades de inovação são infinitas. Objetos de design que utilizam mecanismos eletrônicos são cada vez mais frequentes e têm usos e aplicações muito diferentes.

Você consegue imaginar como utilizar circuitos inteligentes em objetos, mobília ou itens de decoração, como forma de solucionar problemas do cotidiano, melhorar a comodidade ou dar uma nova aparência para antigos aparelhos?

Neste ramo de alta tecnologia, é certo que muitos produtos são itens de luxo, com objetivos artísticos ou conceituais, e dificilmente veremos alguns dos projetos abaixo listados com venda direta ao público.

É fascinante, porém, conhecer algumas dessas mirabolantes criações e ver como o trabalho de um designer pode unir componentes eletrônicos com materiais de fabricação variados, criando objetos nunca antes vistos e com funções inovadoras.

Nesta lista, selecionamos alguns dos projetos do famoso designer francês Mathieu Lehanneur, que utiliza tecnologia verde para dar soluções sofisticadas (e bonitas) para itens do dia a dia. Há também smartphones de luxo, que se tornam pequenos (e inacessíveis) desejos de consumo, entre outras curiosas inovações que fazem do design tecnológico uma nova forma de arte prática e inteligente.

1. The Power of Love

The Power Of Love, do francês Mathieu Lehanneur, é idealizado como um leitor de MP3 para os amantes. Ele é equipado com dois conjuntos de fones de ouvido e dois cartões de memória para reproduzir duas listas de músicas independentes, de tal forma que você pode escolher a sua canção romântica preferida e ouvi-la simultaneamente com o parceiro.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mathieu Lehanneur)

O equipamento tem ainda um design que lembra labaredas de fogo, que é para alimentar a paixão dos amantes com seus fones de ouvido.

2. C⁰

Outro incrível projeto desenhado por Lehanneur é esse aquecedor capaz de perceber as variações de temperatura ao seu redor e manter o ambiente climatizado e melhor equilibrado. Ele age como uma fogueira de acampamento inteligente localizada no centro de uma sala. O C⁰ funciona como um radar térmico e pode emitir calor para zonas diferentes do espaço. Seu design é baseado, veja só, na figura do capacete do vilão Darth Vader.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mathieu Lehanneur)

3. O

Projeto similar ao C⁰, este O controla o nível de oxigênio em um ambiente de forma muito inteligente. Com um sensor de oxímetro, o aparelho monitora o ar e, quando dectecta uma baixa de oxigênio, ativa a sua produção através do uso de um organismo vivo – a Spirulina platensis – através do estímulo da fotossíntese dessa alga. Quando o nível ideal de oxigênio é restabelecido, a fotossíntese e a emissão de luz sobre o organismo são interrompidas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mathieu Lehanneur)

4. Air Multiplier

Já o inventor britânico James Dyson criou um modelo de ventilador sem lâminas, que utiliza o ar em um sistema similar ao conceito físico que permite o voo de aviões para criar brisas em ambientes. É possível controlar a intensidade e a direção dos ventos como um ventilador comum, e há modelos inclusive que aquecem o ar projetado de forma totalmente segura, sem partes quentes ou lâminas rotatórias.

(Fonte da imagem: Reprodução/Dyson)

5. dB

Outra criação impressionante de Lehanneur, o dB é um equipamento capaz de perceber barulhos em níveis inaceitáveis para o ouvido humano e produzir um ruído branco para neutralizar o volume. Ao perceber o som, o aparelho se move como uma bola rolando pelo ambiente, até encontrar a origem do distúrbio sonoro. Isso pode acontecer ao lado de uma janela, quando o som da rua é alto demais, ou próximo de um bebê enquanto chora.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mathieu Lehanneur)

Para matar a curiosidade de ver o dB em funcionamento, confira o vídeo abaixo divulgado pelo próprio Lehanneur em sua página oficial no Vimeo.

6. Tomorrow is Another Day

Mais uma curiosa criação de Lehanneur é o painel luminoso “Tomorrow is Another Day”, que traz uma representação visual do céu do dia seguinte. A tecnologia utiliza uma conexão com fontes e serviços de previsão do tempo para trazer uma imagem precisa da condição do tempo do amanhã.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mathieu Lehanneur)

7. Smartphones de luxo

Há exuberâncias de todos os tipos e há designers que se especializam em criar acessórios de luxo para quem pode pagar uma fortuna em aparelhos tecnológicos mais sofisticados. Na linha de smartphones de luxo, os aparelhos Vertu trazem tela de aço polido e couro e há modelos feitos com pedras de rubi.

(Fonte da imagem: Reprodução/Luxpresso)

A Casa Versace tem também seu modelo de luxo, com uma versão de smartphone feita de cerâmica e couro de crocodilo na parte traseira – e o desenho da cabeça da Medusa em relevo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Luxpresso)

Já o modelo Ulysse Nardin Chairman é feito de ouro e diamantes, e por essa ostentação é considerado o smartphone mais caro do mundo — ele está inclusive no Genius Book of World Records.

(Fonte da imagem: Reprodução/Luxpresso)

8. Take Time!

Estes belos relógios do francês Lehanneur reinventam o formato dos antigos modelos de bolso com uma nova aparência, moderna e digital, e com a possibilidade de serem acoplados em bicicletas, instrumentos, paredes ou serem utilizados – convencionalmente – no pulso mesmo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mathieu Lehanneur)

O designer criou este tipo de relógio unindo os elementos das formas mais conhecidas do acessório, incluindo a imagem do pêndulo do Professor Cuthbert Calculus (do desenho do TinTin).

(Fonte da imagem: Reprodução/Mathieu Lehanneur)

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.