iPhone 5S: problema com o acelerômetro vem de troca de chips

Imagem de: iPhone 5S: problema com o acelerômetro vem de troca de chips

Em jogos de corrida, mesmo com o aparelho parado, o carro acaba indo para o lado esquerdo. (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

No começo deste mês, o Tecmundo noticiou que o smartphone iPhone 5S está apresentando problema no funcionamento do seu acelerômetro. Como ficou constatado, o aparelho parece estar desregulado, com um desiquilíbrio que chega a 6 graus, o que gera problemas em qualquer aplicativo que dependa do componente para funcionar.

Já que o problema é um tanto quanto curioso, diferentes desenvolvedores começaram a “fuçar” nos seus próprios iPhones 5S e descobriram qual é o defeito. Como explicou o CEO da RealityCap, Eagle Jones, a questão é que a Apple está baseando o funcionamento do acelerômetro em um chip diferente.

Talvez você ache que isso é algo bobo, já que a companhia da Maçã apenas trocou o componente da STMicroelectronics por um da Bosch Sensortech. Mas acontece que o novo produto não tem as mesmas especificações do antigo, resultando em algumas imprecisões no funcionamento do acelerômetro, o que gerou o desiquilíbrio.

Sim, pode ser corrigido...

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

O problema está na maneira como os chips calculam a posição em que o smartphone está, já que eles utilizam especificações técnicas diferentes. Para que você não tenha que ficar posicionando o aparelho de maneira diferente e mudando a maneira como aplicativos são utilizados, uma solução está chegando — e não é pelas mãos da Apple.

Como o objetivo de oferecer uma maneira relativamente simples de regulagem para os aplicativos afetados, o pessoal da RealityCap está trabalhando em um código que pode compensar a má calibragem da Apple. Além de tudo isso, por enquanto, a empresa da Maçã não se pronunciou sobre o caso, mas ela pode adicionar novas informações no firmware dos próximos iPhones para corrigir o problema.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.