Skype: 9 dicas e truques para extrair o melhor do programa

Imagem de: Skype: 9 dicas e truques para extrair o melhor do programa

(Fonte da imagem: Reprodução/Softpedia)

Mais do que substituir o saudoso MSN, o Skype virou um software de comunicação indispensável no PC de qualquer pessoa – afinal, há quem já faça até reuniões profissionais por intermédio da ferramenta. Ainda assim, o programa conta com diversas funcionalidades interessantes que a maioria de seus usuários desconhece, impedindo que os próprios usufruam de tudo o que o aplicativo tem a oferecer.

E foi pensando nisso que o Tecmundo resolveu reunir algumas dicas e truques especiais para quem quer aproveitar o Skype ao máximo. Confira as funcionalidades, experimente todas elas e se torne um verdadeiro expert em um dos principais produtos da Microsoft.

1) Use duas contas ao mesmo tempo

Digamos que você possua duas contas diferentes no Skype, uma para fins pessoais e outra reservada para contatos empresariais. É impossível usá-las ao mesmo tempo, certo? Errado! Embora o programa não conte com nenhum recurso nativo para usar dois perfis simultaneamente, é possível contornar essa limitação com um truque bastante simples.

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é pedir para o sistema operacional abrir um segundo processo do software. Para isto, abra a janela Executar (Win+R) e digite "C:\Program Files\Skype\Phone\Skype.exe" /secondary para PCs 32 bits ou "C:\Program Files (x86)\Skype\Phone\Skype.exe" /secondary para 64 bits (não se esqueça das aspas!). No Linux, basta abrir o terminal e inserir o comando skype –seconday.

2) Coloque um botão do Skype no seu site

Se você possui um site ou blog pessoal, saiba que há uma maneira bem mais efetiva de permitir que seus leitores entrem em contato com você. Em vez de simplesmente informar o seu nome (e/ou número) no Skype, você pode adicionar um botão especial que permite aos visitantes da página enviar mensagens para você de uma maneira bem mais rápida do que a comum.

Clique aqui para gerar o seu através da página oficial do próprio serviço da Microsoft. Insira seu nome de usuário, escolha quais ações estarão disponíveis no botão (chamada de áudio ou somente chat de texto) e personalize a cor e tamanho do ícone. Um código especial será gerado e você só precisa inseri-lo na página que você quiser.

3) Consiga um número do Skype

Tem uma graninha sobrando? Que tal adquirir um número Skype? Ele pode ser contatado normalmente através de telefones fixos e celulares, e você pode atender as ligações através do seu próprio perfil do serviço (seja no cliente para desktop ou em apps para dispositivos móveis). Dessa forma, mesmo quem não tem cadastro no software consegue entrar em contato com você sem maiores problemas.

Você pode assinar um número durante três meses por R$ 38 ou durante um ano por R$ 125. Tenha em mente também que você pode associar até 10 números para cada uma de suas contas. Clique aqui para comprá-los.

4) Informe um número de identificação

Sabia que você pode fazer com que uma ligação efetuada através do Skype pareça com uma ligação vinda do seu celular convencional? Para isto, clique no menu “Skype” e selecione a opção “Conta”. Na janela que se abre, entre na aba “Ligar para telefones” e clique em “Configurar um identificador de chamadas”. Selecione seu país e informe o número de seu celular – um código de verificação será enviado via SMS. As alterações só surtirão efeito depois de 24 horas.

5) Configure algumas teclas de atalho

Dica bem simples, mas que muitos não possuem conhecimento. Entre no menu “Opções”, clique em “Avançado” e selecione o setor “Teclado”. Aqui você pode ativar e personalizar algumas hotkeys bem interessantes, como Alt + PgUp para atender ligações e Alt + PgDn para recusar uma chamada.

6) Faça backups de seus contatos

É improvável que você perca seus contatos do Skype, mas o seguro morreu de velho. Acesse o menu “Contatos”, clique em “Avançado” e selecione a opção “Fazer backup de seus contatos”. Uma janela surgirá e você poderá escolher o diretório no qual o arquivo vCard (VCF) será salvo.

7) Marque seus contatos como Favoritos

Sabe aquelas pessoas que você conversa todo santo dia? Você pode marcá-las como “Favoritos” e ter acesso mais rápido aos seus devidos perfis, evitando que seja necessário percorrer toda a sua lista de nomes até encontrá-las. Tudo o que você precisa fazer é clicar no ícone de estrela que aparece ao lado do nome do contato (ou chat em grupo) ou arrastá-los até a área reservada aos perfis prediletos.

8) Conserte erros de digitação rapidamente

É muito comum enviar mensagens contendo pequenos erros de digitação, especialmente quando você está conversando com várias pessoas ao mesmo tempo. O que muitos não sabem é que o Skype dispõe de um truque muito simples para consertar tais equívocos na velocidade da luz: basta apenas apertar a tecla direcional superior (↑) logo após ter enviado o texto errôneo.

A mesma mensagem ressurgirá na caixa de digitação e você poderá corrigir a falha em questão. Basta enviar a mensagem corrigida normalmente para que a antiga seja substituída.

9) Descubra o easter egg mais divertido do programa

Isto não é exatamente algo que vá melhorar a sua produtividade, mas não deixa de ser uma curiosidade valiosa para quem gosta de saber tudo o que um software oferece. Experimente clicar no botão “Ligar” (símbolo de um telefone) enquanto mantém a tecla Shift pressionada.

Se você fez o procedimento correto, deve receber a visita de um mascote bem conhecido por usuários do Windows – aparentemente, a Microsoft resolveu dar um novo emprego para ele.

.....

E você? Conhece algum truque que não deu as caras em nossa lista? Não deixe de compartilhar seu conhecimento através do campo de comentários logo abaixo!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.