"Janela inteligente" filtra calor ou luz para economizar energia em casa

Imagem de: "Janela inteligente" filtra calor ou luz para economizar energia em casa

Usuários poderiam escolher o tipo de bloqueio feito pelo vidro. (Fonte da imagem: Reprodução/Phys.org)

O verão é uma ótima estação, mas para estar na praia ou fazendo atividades ao ar livre. Quem precisa ficar trancando em um escritório ou quer permanecer em casa só sofre as consequências ruins da época mais quente do ano: o calor insuportável. Até hoje, a solução era ligar o ar-condicionado e fechar os olhos na hora de pagar a conta de luz. Isso só não deve acontecer se você tiver janelas com vidros como os da imagem em sua casa ou escritório. Esse tipo de material consegue impedir que o calor entre em sua casa pelas janelas sem bloquear a luz solar.

Isso é possível graças ao novo sistema criado no Lawrence Berkeley National Laboratory, nos EUA, que coloca uma camada de cristais que mudam de estado na presença de corrente elétrica entre películas de vidro tradicional. Com isso, você pode escolher se deseja bloquear o calor — as frequências de luz na faixa quase infravermelha — ou a luz visível do sol. É possível ainda bloquear ambos.

Confira o aspecto do vidro inteligente. (Fonte da imagem: Reprodução/Phys.org)

Economia

Dessa maneira, você pode economizar eletricidade em casa mantendo seus ambientes em uma temperatura agradável sem ter que ligar o ar-condicionado ou tapar todas as janelas. Fora isso, você economiza ainda com iluminação, já que é possível manter a luz natural dentro de casa sem a presença do calor.

O problema para a comercialização desse tipo de produto, entretanto, seria a falta de um dos materiais utilizados no processo de fabricação. O elemento químico Índio (In 49) é bastante raro e pode chegar a US$ 1 mil por kg. Dessa maneira, a menos que ele possa ser substituído por outra coisa, será difícil termos um prédio inteiro utilizando a tecnologia nos próximos anos.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.