Hacker cria PC de 8 bits com 16 cores diferentes

Imagem de: Hacker cria PC de 8 bits com 16 cores diferentes

Jake Eisenmann, um hacker cujo hobby é criar, em casa, sistemas e computadores baseados em tecnologias mais primitivas, atacou novamente.

O fã das máquinas retrô conseguiu construir um computador de 8 bits com cores múltiplos. Na verdade, o PC conta com nada menos do que 16 núcleos de processamento diferentes. Com tanta coisa junta, o fato é que tudo parece muito mais um emaranhado de fios do que uma construção inteligente.

A máquina criada por Eisenmann foi feita com 16 micro controladores ATMega328p. Cada um deles fica ligado a um data bus de 8 bits. Para dar vida ao PC, ele ainda conta com três placas Arduino UNO, 32 KB de memória SRAM e 512 KB de memória flash.

Como cada controladora fica responsável pela interpretação de um código diferente quando o computador roda algum software, o seu desempenho na hora de trabalhar com multitarefas é surpreendente – principalmente se levarmos em conta a construção rudimentar do aparelho.

Dessa forma, o processamento de cálculos matemáticos bastante complexos, por exemplo, é demonstrado com desempenho impressionante no monitor VGA utilizado pelo hacker. De quebra, o vídeo demonstrativo ainda traz uma musiquinha em 8 bits que tem tudo a ver com o PC desenvolvido por Jake Eisenmann.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.