Wikipédia: mapa mostra edições de artigos em tempo real

Imagem de: Wikipédia: mapa mostra edições de artigos em tempo real

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia Recent Changes Map)

Que a Wikipédia é a enciclopédia digital mais acessada e famosa do planeta praticamente todo mundo já sabe. Por conta disso, milhares de pessoas são responsáveis por editar os artigos disponibilizados pelo site, sendo que diversas páginas são alteradas por minuto — e o trabalho é contínuo, acontecendo todos os dias.

Contudo, você faz ideia do local onde esses colaboradores moram ou quais são os artigos que eles alteram? É bem provável que a sua resposta seja “não”, mas acontece que dois engenheiros criaram um site para que essas duas questões possam ser respondidas, chamado simplesmente de “Wikipedia Recent Changes Map”.

O que isso faz?

Como o nome indica, a ferramenta consiste em um mapa interativo, no qual você pode conferir ao vivo as páginas que são alteradas. Além disso, também há a possibilidade de verificar a região do mundo em que o responsável pela edição está — a localização define apenas a cidade e o país.

No entanto, Stephen LaPorte e Mahmoud Hashemi, os criadores do site, afirmam que nem todas as alterações são captadas pelo sistema. Isso acontece pelo fato de que 15% das contribuições são feitas por colaboradores não cadastrados, de modo que o IP da máquina pode ser identificado e rastreado.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.