Xenomorfo tem ligação com Jesus Cristo? Entenda teoria de Alien e Prometheus
Por Maura Martins
22/08/2024 - 17:15•4 min de leitura
Fonte : IMDB
A franquia Alien – o que inclui filmes como Alien, o Oitavo Passageiro, Aliens: O Resgate e, mais recentemente, Alien: Romulus – está entre as mais populares e respeitadas do cinema. E vários filmes da série, como Prometheus, são cheios de significados, o que levou muitos fãs a considerarem várias teorias em torno das obras. Entre elas, está uma que relaciona a mitologia da franquia com o cristianismo.
Essa ousada teoria, que leva como base algumas pistas da franquia, aponta que Jesus Cristo seria um Engenheiro, a raça de alienígenas superior que existe no universo de Alien e criou a humanidade. A criança teria sido enviada ao nosso planeta para retirar os humanos do caos, mas acabou sendo crucificado, o que acabou gerando ira nos criadores.
A associação com Jesus Cristo e Alien
A principal base para essa teoria é o próprio roteiro de Prometheus, que mostra por diversas vezes a vontade dos criadores de enviar um vírus para a Terra e dizimar a humanidade. Uma cena cortada do filme, que aparece no Blu-Ray em uma versão sintetizada, mostra os humanos de Prometheus conversando com um Engenheiro, que acaba falando sobre o ódio de sua raça contra a humanidade.
A cena começa com Weyland, dono da valiosa megacorporação da companhia, pedindo para que o Engenheiro estenda sua vida, e dizendo que ele também é um criador, pois fabrica sintéticos. Na cena do Blu-Ray, o fato dos humanos desvirtuarem a vida e buscarem imortalidade acaba gerando a ira do Engenheiro, mas o roteiro completo traz ainda mais profundidade para a narrativa.
Na versão "original" da história sem cortes, o Engenheiro conversa com a tripulação de humanos e revela os motivos para detestar a nossa espécie. Ao ser questionado sobre isso, ele conta que sua raça criou os humanos, oferecendo recursos e acompanhando a evolução da história no Éden, seu codinome para a Terra.
No entanto, a raça humana acabou se desvirtuando com o passar do tempo. Os Engenheiros tentaram colocá-los nos trilhos novamente ensinando uma criança "sobre a vida e criação", mas os humanos resolveram puní-lo, diz a criatura. "Nós levamos o filho de uma mãe de volta ao Paraíso e o educamos, ensinamos a ele o significado da vida e da criação. Nós o colocamos de volta no Éden para educar sua espécie. Mas sua espécie decidiu puni-lo", fala o Engenheiro, na versão original do roteiro.
Ridley Scott já comentou sobre o assunto
O diretor Ridley Scott deu uma entrevista ao extinto site Movies.com, em que diz: "se você olhar para isso (o filme Prometeus) como um cenário de 'nossos filhos estão se comportando mal lá embaixo', há momentos em que parece que saímos do controle, correndo por aí com armaduras e saias, o que, claro, seria o Império Romano. E eles tiveram uma longa vida", explica o diretor.
"Mil anos antes de sua desintegração realmente começar a acontecer. E você pode dizer: 'Vamos enviar mais um de nossos emissários para ver se ele pode impedir isso'. (...) Este ato de egoísmo em nome da humanidade soletra o começo do fim para os Engenheiros, ao mesmo tempo em que marca o momento em que eles viram as costas para a humanidade completamente".
Há outra associação mitológica, agora vinda do Egito. Na religião egípcia antiga, Osíris era um deus ligado à fertilidade, e que concedeu vida aos humanos e à própria Terra, dando surgimento à vegetação e causando a inundação anual do Rio Nilo, que era o centro de toda a vida. Na abertura de Prometheus, um Engenheiro encapuzado vai caminhando até uma cachoeira, onde deposita um objeto estranho sobre uma rocha. Ele retira a capa e revela um pequeno copo com conteúdo que ele bebe. O Engenheiro então cai de dor enquanto suas veias escurecem, e a substância causa danos em seu corpo.
O sacrifício do Engenheiro marcaria o início da vida biológica. Osíris e o Engenheiro então se conectariam à noção de renascimento e à habilidade de ressuscitar os mortos para lhe conceder a vida eterna – algo que se associa diretamente aos atos supostamente concretizados por Jesus Cristo. Questionado, Ridley Scott afirmou que a cena foi inspirada em tradições de várias religiões e não apenas no cristianismo.
O Prometheu do título
As associações do filme com as religiões da antiguidade se voltam também à mitologia grega, como já sugere o título. Prometeus foi um semideus que sorrateiramente roubou o fogo do Olimpo, no intuito de entregá-lo aos humanos e assim libertá-los do medo do desconhecido. Isso levou os humanos a deixarem de lado o temor e passassem a desenvolver novos conhecidos. Mas, pelo feito, ele foi punido pelos deuses ao ser acorrentado a uma rocha enquanto uma águia comia seu fígado.
No filme, a tripulação do USCSS Prometheus descobre um mural que retrata um Engenheiro com o abdômen rasgado, o que é uma clara referência ao Prometeus da mitologia grega, ou à cena bíblica em que Jesus tem seu peito perfurado por uma lança manejada pelo soldado romano Longinus, que quer conferir se ele está morto.
Em outro aspecto, vê-se um Xenomorfo por perto, que normalmente explode pelo estômago de suas vítimas, conforme já vemos no primeiro Alien. Assim, pode-se dizer que os humanos, na trama do filme, seriam como "cordeiros" que são sacrificados para dar à luz a esses alienígenas.
Por fim, há outras cenas na franquia Alien que remetem a simbolismos cristãos. Um deles é a Anunciação, compreendida no cristianismo como o momento em que o anjo Gabriel anuncia à Virgem Maria que ela daria à luz o filho de Deus. No filme Prometheus, David representaria uma versão de Gabriel e Elizabeth Shaw seria Maria, na cena em que ele informa à cientista de que ela está grávida. Mais tarde, ela "entrega" o seu "produto" alienígena na noite de Natal – o que indicaria a segunda vinda de Cristo e o fim da humanidade pelas mãos dos Xenomorfos e suas variações.
E aí, você tinha captado tantas referências nos filmes da franquia Alien? Comente nas redes sociais do Minha Série!
Por Maura Martins
Especialista em Especialista
Jornalista, professora e editora do portal de jornalismo cultural Escotilha.
Veja também
Fontes
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.