Ziraldo, cartunista brasileiro criador de 'O Menino Maluquinho' morre aos 91 anos

Equipe TecMundo
Imagem de: Ziraldo, cartunista brasileiro criador de 'O Menino Maluquinho' morre aos 91 anos

Morreu na tarde de hoje (6 de abril de 2024) o cartunista Ziraldo Alves Pinto, conhecido nacionalmente por seu primeiro nome, Ziraldo. Quando falamos sobre os artistas brasileiros que marcaram a infância de gerações, certamente o nome de Ziraldo é sempre mencionado.

Mineiro nascido em Caratinga, começou a desenhar profissionalmente nos anos 50 e começou a ser reconhecido por sua arte política. Como relembra o G1, nessa época ele participou de publicações com as revistas "A Cigarra" e "O Cruzeiro", além de desenhar para o jornal  "A Folha de Minas".

Mas foi a partir da década de 1980 que alguns de seus personagens ganharam o Brasil todo. Nessa época ele lança "O Menino Maluquinho" como um livro infantil, sendo depois levado para os quadrinhos - que foram lançados entre 1989 e 2007.

ZiraldoFoto por Tomaz Silva/ABr - Ziraldo é homenageado na 16ª Bienal Internacional do Livro, CC BY 3.0 br,

O personagem ganhou também várias outras mídias, incluindo um flme live-action em 1995, animações em 2005, 2014 e mais recentemente em 2020 - série essa disponível na produzida pela Netflix em parceria com o estúdio Chatrone.  Ziraldo também criou diversos outros personagens, incluindo um dos favoritos deste que escreve a postagem( que é "O Bichinho da Maçã", lançado em 1982).

Ziraldo tinha 91 anos e, segundo a família, morreu dormindo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.