Pobres Criaturas está no Star Plus: assista um dos destaques do Oscar 2024

Imagem de: Pobres Criaturas está no Star Plus: assista um dos destaques do Oscar 2024
Imagem: Starplus
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Pobres Criaturas, um dos filmes de maior destaque no Oscar de 2024, já está disponível no Star Plus. A obra é mais um longa com a marca do cineasta grego Yorgos Lanthimos, que já conquistou muitos fãs por conta de seus trabalhos anteriores, como O Lagosta (2015), O Sacríficio do Cervo Sagrado (2017) e A Favorita (2018).

O novo filme de Lanthimos fez muito sucesso entre o público e a crítica, além de provocar algumas polêmicas por onde passou. Confira tudo sobre Pobres Criaturas, que concretiza uma mistura interessante entre comédia, drama e ficção científica.

Qual é a história de Pobres Criaturas?

Fonte:  Cinebuzz 

A história contada em Pobres Criaturas tem um tanto de estranheza. Inicialmente, conhecemos a casa do doutor Godwin Baxter (vivido por Willem Dafoe), um homem sinistro e cheio de cicatrizes no rosto. Na sua casa, habita uma mulher adulta com mente de criança, chamada Bella Baxter (Emma Stone). Tal como um bebê, ela está aprendendo a fazer coisas básicas, como falar, comer, caminhar e se comportar em sociedade.

Logo sabemos que Bella nasce de um experimento científico. O doutor Baxter pegou o corpo de uma mulher suicida e transplantou um cérebro de um bebê no lugar do seu. Assim, Bella é uma criança em corpo adulto, e aos poucos vai descobrindo a vida e os prazeres, como a própria sexualidade.

Acontece que um advogado picareta chamado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo) se aproveita da inocência de Bella e a convence a sair de casa para viajar o mundo ao seu lado. Isso levará a jovem a uma série de aventuras tanto maravilhosas quanto terríveis.

As referências e as polêmicas de Pobres Criaturas

Fonte:  The Tab 

O filme adapta um romance de 1992 de mesmo nome, de autoria do escritor britânico Alasdair Gray. Este, por sua vez, claramente buscou inspiração na clássica história de Mary Shelley, Frankenstein, publicado pela primeira vez em 1818. Curiosidade: o nome do cientista do filme, Godwin, vem de um dos sobrenomes de Mary Shelley.

Um dos temas centrais do filme de Yorgos Lanthimos é a exploração da sexualidade feminina quando ela é desprovida das amarras sociais que ditam o que uma mulher pode fazer, e mesmo desejar. Houve alguma discussão entre o público e a crítica sobre as cenas de sexo envolvendo Emma Stone serem muito explícitas. Mas o fato é que quem assiste ao filme sem moralismos nota que as cenas são perfeitamente condizentes à trama, e de modo algum parecem gratuitas.

Quem é Yorgos Lanthimos?

Fonte:  IMDB 

Nascido em 1973, o cineasta grego Yorgos Lanthimos tem chamado muita atenção por causa de seus filmes esteticamente provocativos e que suscitam questões filosóficas. Ele começou a estudar direção de cinema e televisão nos anos 1990, na Escola Helênica de Cinema e Televisão Stavrakos, em Atenas.

Depois de dirigir clipes e comerciais de TV, Lanthimos estreou no cinema em 2001 com o filme My Best Friend. Já em 2004, participou da equipe que elaborou a abertura e o encerramento dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas.

Ele começou a ser reconhecido internacionalmente na área em 2009, quando seu filme Dente Canino foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro (atualmente Melhor Filme Internacional) no Oscar. Logo, passaria a fazer filmes falados em inglês, como A Lagosta (com Colin Farrell, Rachel Weisz e Olivia Colman), com o qual ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Em 2017, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro em Cannes por O Sacrifício do Cervo Sagrado, com Colin Farrell, Nicole Kidman e Barry Keoghan. Em 2018, trabalhou como Olivia Colman, Rachel Weisz e Emma Stone em A Favorita, com o qual recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza.

As premiações de Pobres Criaturas

Fonte:  Rolling Stone 

Pobres Criaturas teve seu lançamento em setembro de 2023, durante a 80ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, e recebeu o Leão de Ouro, o principal prêmio concedido pelo júri do festival.

Depois disso, a obra seguiu percorrendo festivais com bastante sucesso. Ela venceu os prêmios de Melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical para Emma Stone no Globo de Ouro. A atriz também recebeu o prêmio do Critics' Choice Awards, que indicou o filme em 13 categorias, e do BAFTA Film Awards, em que Pobres Criaturas disputou 11 categorias.

Já no Oscar 2024, o longa só ficou atrás de Oppenheimer em número de indicações a estatuetas: foram 11 no total. Pobres Criaturas concorreu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz para Emma Stone, Melhor Ator Coadjuvante para Mark Ruffalo, Melhor Direção para Yorgos Lanthimos, Melhor Roteiro Adaptado para Tony McNamara, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Design de Produção, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Venceu 4: Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Figurino e Melhor Atriz.

Assista Pobres Criaturas no Star Plus

Imagem: Assista Pobres Criaturas no Star Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assista Pobres Criaturas no Star Plus

Veja a incrível história e a evolução fantástica de Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida por um cientista brilhante e pouco convencional. Assista um dos destaaques do Oscar com Emma Stone no Star+


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.