Há 7 anos, o Oscar cometia uma das maiores gafes da história da premiação

Imagem de:  Há 7 anos, o Oscar cometia uma das maiores gafes da história da premiação
Imagem: GettyImages

Em 2017, o mundo presenciou um dos momentos mais desconfortáveis da televisão mundial. Durante a cerimônia do Oscar, os atores Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram o vencedor errado da categoria de Melhor Filme.

A confusão aconteceu ao vivo e chocou os espectadores do mundo todo, principalmente a plateia da premiação e quem já estava no palco. Os filmes envolvidos na gafe foram Moonlight: Sob a Luz do Luar e La La Land: Cantando Estações, grandes destaques daquele ano.

O maior erro da história do Oscar completou sete anos em 2024, e a falha foi tão impactante que é lembrada até hoje. Então, por que não recapitularmos tudo o que aconteceu na fatídica noite de 26 de fevereiro de 2017?

Moonlight x La La Land

Naquela noite, Emma Stone vencia o prêmio na categoria Melhor AtrizNaquela noite, Emma Stone vencia o prêmio na categoria Melhor AtrizFonte:  GettyImages 

Além de Moonlight e La La Land, concorriam ao Oscar de Melhor Filme os títulos Estrelas Além do Tempo, Manchester à Beira-Mar, A Chegada, Lion: Uma Jornada Para Casa, A Qualquer Custo, Até o Último Homem e Um Limite Entre Nós.

Em meio a uma lista de peso, La La Land e Moonlight eram os filmes mais cotados para vencer os prêmios naquele ano em diferentes categorias. De um lado, um musical de romance. Do outro, um drama sobre autoconhecimento.

Mas na categoria mais importante do Oscar, a de Melhor Filme, era pouco provável que o musical de Damien Chazelle levasse. As tramas contam com propostas bem distintas, sendo Moonlight uma obra que se destacou mais por se aprofundar em questões sociais de raça e gênero.

Então, quando a dupla de apresentadores leu o cartão e anunciou La La Land como vencedor, muitos ficaram surpresos e até sem acreditar. O que ninguém imaginava, no entanto, era que uma surpresa ainda maior estava para acontecer.

O que aconteceu?

Enquanto La La Land recebia o prêmio, o clima era de tensão ao fundoEnquanto La La Land recebia o prêmio, o clima era de tensão ao fundoFonte:  GettyImages 

Quando Warren Beatty e Faye Dunaway viram o cartão, percebemos que a reação da dupla já apresentava sinais de que havia algo errado. Warren, que abriu o envelope, olhou algumas vezes para o que estava escrito, em seguida para Faye e depois para a plateia.

Durante esses segundos de tensão, Faye estava curiosa para saber o que ele tinha lido ali. Então, ele a mostrou o cartão e ela leu "La La Land". No entanto, o texto dizia "Emma Stone - La La Land", e a atriz já havia vencido o prêmio de Melhor Atriz momentos antes.

O que aconteceu, portanto, foi a confusão entre os cartões. Provavelmente, o de Melhor Atriz foi duplicado e colocado no envelope de Melhor Filme. O momento foi de muito desconforto e tensão a todos os envolvidos, já que o erro foi desfeito enquanto os responsáveis por La La Land ainda faziam seus discursos de agradecimento.

Você pode ver o momento completo no vídeo abaixo:

Posteriormente, a imprensa dos Estados Unidos noticiou que somente dois funcionários da premiação sabem quem são os vencedores antes do anúncio. Eles, inclusive, ficam nas laterais do palco com os envelopes para entregar aos apresentadores.

Isso justifica a narradora do evento ter o texto pronto para falar de La La Land como vencedor, e até a conta oficial do Oscar no Twitter/X ter publicado que o filme foi o ganhador da categoria. No vídeo, é possível ver a surpresa e o choque no rosto de quem estava lá e vivenciou a maior gafe da história da premiação.

Moonlight foi o grande vencedor da noiteMoonlight foi o grande vencedor da noiteFonte:  GettyImages 

Agora que tudo já passou, você pode tirar suas próprias conclusões assistindo aos longas no streaming. La La Land está disponível no Prime Video, Star+ e Globoplay, e o grande vencedor do Oscar de 2017 de Melhor Filme, Moonlight, pode ser visto no Max e Prime Video.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.