Entenda o final de O Astronauta, filme da Netflix com Adam Sandler

Imagem de: Entenda o final de O Astronauta, filme da Netflix com Adam Sandler
Imagem: Netflix

Nesta sexta-feira (01), a Netflix lançou o filme O Astronauta (Spaceman, no original), que conta com Adam Sandler no papel principal. A produção, que traz elementos de ficção científica, comédia e drama, vem surpreendendo os assinantes da plataforma.

Tudo isso porque o longa-metragem, que participou do prestigiado Festival de Berlim em fevereiro deste ano, conta com um final intrigante e até mesmo surpreendente. Para saber mais detalhes sobre o desfecho do filme, confira a explicação sobre seu encerramento logo abaixo. Cuidado com os spoilers!

Adam Sandler interage com aranha gigante no filme O Astronauta. Entenda final do longa-metragem!Adam Sandler interage com aranha gigante no filme O Astronauta. Entenda final do longa-metragem!Fonte:  Netflix 

O Astronauta: o que acontece no final do filme com Adam Sandler?

Partindo de uma premissa simples e personagens cativantes, O Astronauta acompanha a jornada de Jakub Procházka (Sandler), que é enviado a uma missão espacial bastante complexa. Enquanto sua vida na Terra parece assustadoramente terrível, o personagem busca forças no universo para seguir adiante.

Disposto a investigar a famigerada nuvem Chopra, Jakub percebe que, por mais que a nuvem o atormente — assim como todos os cientistas e também a humanidade —, ela pode ser uma metáfora significativa sobre a forma como enxerga sua própria vida.

Isolado de qualquer outro ser humano, Hanuš (dublado por Paul Dano) parece ser o único contato com a vida que Jakub tem em sua jornada. A partir de Chopra, portanto, o personagem tenta entender o seu relacionamento com Lenka (Carey Mulligan).

De forma gradual, Jakub tem sua mente levada a inúmeros flashbacks com Lenka, que, de certa maneira, foi deixada por ele grávida e sozinha na Terra enquanto ele estava se dedicando à missão. Sendo assim, o final de O Astronauta é um tanto quanto ambíguo, ao mostrar que Jakub aparentemente deu uma segunda chance a si mesmo e ao seu relacionamento.

Entretanto, isso não é tão efetivo, pois pode ser que o personagem estivesse apenas delirando ou sonhando com um reencontro, visto outras passagens similares assistidas pelos espectadores ao longo do filme. Assim, a cena que encerra o longa-metragem mostra Jakub e Lenka juntos à beira de um rio. Há uma atmosfera muito fantasiosa em torno de ambos, algo que o diretor Johan Renck reforçou com seus enquadramentos.

Ao pensar que tudo não passou de uma fantasia, é bastante provável que Jakub tenha “fracassado” em sua missão e seus rivais tenham conseguido encontrar mais respostas do que ele. Nesse caso hipotético, seu destino é incerto em meio ao espaço. Ele estaria novamente sozinho? Apesar disso, sua conexão com seus próprios momentos a sós com Lenka evidenciam que a jornada talvez possa ter valido a pena.

A aranha gigante é real?

Em linhas gerais, O Astronauta oferece um final otimista aos espectadores, embora haja essa ambiguidade. Nesse sentido, é um desfecho surpreendente em vários aspectos, mostrando que o filme não foi por um caminho tão óbvio quanto poderia.

O Astronauta, com Adam Sandler, teve seu roteiro baseado no livro Spaceman of Bohemia, do escritor tcheco Jaroslav Kalfar. (Netflix/Reprodução)O Astronauta, com Adam Sandler, teve seu roteiro baseado no livro Spaceman of Bohemia, do escritor tcheco Jaroslav Kalfar. (Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Enquanto tudo isso acontecia com Jakub, havia também Hanuš — que não tratava-se apenas de um devaneio da mente do protagonista. A criatura realmente existe e, no final do longa, estava sendo consumido por um parasita. Prestes a morrer, a dupla tem um momento muito delicado e interessante, que evidencia a conexão e o laço criado entre ambos.

Apesar da morte de Hanuš, que se dissolve no espaço de forma melancólica, eles aprenderam muito um com o outro e chegaram juntos a conclusões importantes para si mesmos em suas reflexões sobre a existência.

O Astronauta está disponível na Netflix. Não deixe de assistir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.