menu
Logo Minha Série
Minha Série

Zona de Interesse: a história real que inspirou o filme indicado ao Oscar

Zona de Interesse conta o dia a dia da família Höss, cujo patriarca era um marido e pai exemplar, mas também o 'Carrasco de Auschwitz'

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

schedule23/02/2024, às 11:30

Zona de Interesse: a história real que inspirou o filme indicado ao OscarFonte:  A24 

Imagem de Zona de Interesse: a história real que inspirou o filme indicado ao Oscar no tecmundo

Um dos candidatos ao Oscar 2024, Zona de Interesse é um filme devastador, que conta de forma assustadoramente atual como coexistir com o mal, e como permitir que a vida continue bela e perfeita, desde que quem sofra sejam os "outros". Na época do filme, a Segunda Guerra Mundial, os outros eram os judeus brutalmente assassinados durante o Holocausto. 

Dirigidas por Jonathan Glazer, há duas histórias no filme: uma visual e outra sonora. A sonora começa logo na abertura e revela sons mecânicos, aterradores, do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, onde cerca de 1,5 milhão de pessoas foram executadas. Já a paisagem visual, mostra a casa do outro lado da rua, onde o diretor do campo de extermínio, Rudolf Höss (interpretado por Christian Friedel), vive com sua família.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Colocados dentro do feliz lar nazista, ficamos oprimidos ao ver como aquela família fez de tudo para abafar os sons de gritos desesperados, choros e disparos barulhentos a apenas 100 metros de sua residência. Mas o que mais assusta é que se trata de uma história real, como veremos a seguir.

A alegre família Höss

Filho de Rudolf, Reiner Höss doou as fotos de família para o Instituto de História Contemporânea.Filho de Rudolf, Reiner Höss doou as fotos de família para o Instituto de História Contemporânea.

Quando a família Höss chegou à vila que passou a levar seu nome, um prédio de dois andares com um impecável jardim paisagístico, Rudolf havia sido nomeado comandante de Auschwitz, em maio de 1940. O local era apenas um antigo quartel do exército polonês que havia sido adaptado pelos nazistas para confinar presos políticos.

Uma espécie de líder disruptivo, o comandante Höss revolucionou a instalação, aperfeiçoando e testando técnicas de extermínio em massa, que resultaram na construção de quatro grandes câmaras de gás e crematórios nos complexos de Auschwitz I, Auschwitz II e Birkenau.

Com sua visão "empreendedora", logo Höss foi promovido e substituído como comandante do campo em 1943. No entanto, sua esposa Hewig (Sandra Hüller no filme) continuou morando na vila, em companhia dos filhos Klaus, Heidetraud, Inge-Brigitt, Hans-Jürgen e Annegret. Em maio de 1944, o antigo comandante retornou a Auschwitz para supervisionar pessoalmente o assassinato de 400 mil judeus húngaros em menos de três meses. 

O dia a dia em Auschwitz

As atividades cotidianas na casa da família Höss.As atividades cotidianas na casa da família Höss.

Adaptado do romance homônimo do escritor inglês Martin Amis, o filme compartilha com os espectadores o dia a dia tranquilo e feliz da família Höss, que construiu seu paraíso terrestre no jardim à beira do lago, enquanto a 150 metros, a chaminé do crematório bombeava cinzas e fumaças para que o pai conseguisse bater suas "metas". 

Autodenominada "rainha de Auschwitz", Hedwig administrava a casa de forma rígida, colocando a organização doméstica acima de tudo, até mesmo do marido. Os filhos tiveram uma infância saudável, entre passeios de barco e brincadeiras na areia. A casa, espaçosa e bem mobiliada, foi reproduzida fielmente no filme, pelo designer de produção Chris Oddy. 

Para que os personagens do filme reproduzissem a rotina da família Höss, o diretor instalou dez câmeras escondidas em diversos locais da casa, e retirou todas as equipes do set. Assim, os atores entravam e simplesmente existiam, vivendo suas vidas enquanto as câmeras gravavam as cenas, como em um Big Brother. 

Levando-nos para dentro da realidade familiar, Glazer propõe uma questão indigesta: há um peso por lucrar com o genocídio?

star

Continue por aqui