Cinzas: entenda o final misterioso do novo filme da Netflix

Imagem de: Cinzas: entenda o final misterioso do novo filme da Netflix
Imagem: Netflix

O filme Cinzas, disponível na Netflix, tem gerado discussões fervorosas sobre a linha tênue entre realidade e ficção. Protagonizado por Funda Eryigit e Alperen Duymaz, o longa narra a história de Gökçe, uma mulher abastada de Istambul, que se vê conectada a um manuscrito misterioso, desencadeando uma série de eventos que borram as fronteiras do real e do imaginário.

Intitulado originalmente de Kül, a obra destaca-se não apenas por sua trama, mas também pelas cenas intensas. A seguir, confira mais detalhes sobre o filme e seu desfecho, mas lembre-se: o conteúdo está recheado de spoilers!

Fonte:  Netflix 

O manuscrito que mudou tudo

Cinzas se desenrola em torno de Gökçe, uma mulher que leva uma vida de luxo, mas desprovida de emoções genuínas em seu casamento de dez anos com Kenan, um editor de livros. A rotina dela muda drasticamente quando descobre um manuscrito anônimo intitulado "Cinzas", que narra um intenso romance entre uma mulher e um homem misterioso conhecido apenas como "M".

Fascinada pela história e pelas descrições detalhadas que coincidem com locais reais e pessoas que ela poderia conhecer, ela é impelida a explorar essa paixão fora das páginas, mergulhando em uma aventura que desafia sua percepção da realidade.

Intrigas e revelações

Fonte:  Netflix 

À medida que Gökçe se aprofunda na investigação do romance descrito no livro, sua vida começa a espelhar a da protagonista da história. Ela encontra Metin Ali, também conhecido como "M", um carpinteiro com um passado misterioso e uma conexão intrigante com o manuscrito. O envolvimento dos dois evolui rapidamente, passando de uma curiosidade inocente para um envolvimento amoroso intenso e perigoso.

Kenan, por outro lado, observa a transformação de sua esposa com suspeitas e preocupações crescentes. Sua investigação sobre a origem do manuscrito e o passado de Metin revela uma rede de segredos e mentiras que ameaçam desvendar não apenas seu casamento com Gökçe, mas também a própria sanidade da protagonista.

Verdade ou ficção?

O clímax do longa é marcado por um confronto tenso entre os três, em que verdades ocultas são reveladas. Kenan acusa a esposa de sofrer de fictofilia - um amor por personagens fictícios - e revela a conexão perturbadora de Metin com a morte da mulher descrita no manuscrito. A incapacidade da protagonista de distinguir entre a realidade e a ficção culmina em um colapso mental, deixando o espectador questionando o que é verdadeiro.

As cenas finais nos apresentam a Taner Alpar, um autor conhecido do casal que parece usar os eventos vividos pela protagonista como inspiração para seu novo trabalho, também chamado "Cinzas". Este desfecho sugere que a história que acabamos de testemunhar pode ser tanto uma realidade vivida por Gökçe quanto uma narrativa fictícia criada por Alpar, desafiando ainda mais nossa percepção do que é real e do que é fabricado.

O filme da Netflix está recheado de reviravoltas.O filme da Netflix está recheado de reviravoltas.Fonte:  Netflix 

Gökçe morre no final?

A última cena do filme deixa tudo ainda mais aberto, mostrando Gökçe na estação de trem. Durante uma apresentação do trabalho de ficção de Alpar, o escritor fala sobre o suicídio da personagem que escreveu: ela pula na linha de trem, em um paralelo com o romance Anna Karerina, do renomado Leo Tolstoy.

A tela fica preta antes de vermos o desfecho de Gökçe: será que ela vai dar fim em sua vida assim como dito por Alpar? Aqui, temos dois caminhos a serem seguidos: caso tudo seja ficção, possivelmente a cena é o último momento da personagem com vida. No entanto, considerando que a história é real, quem sabe a personagem tenha aproveitado o desfecho de sua história de amor para recomeçar a vida em busca da felicidade.

E aí, qual a sua opinião sobre o filme? Deixe seu pitaco nas redes sociais do Minha Série!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.