A Criatura: entenda final da série sombria da Netflix

Imagem de: A Criatura: entenda final da série sombria da Netflix
Imagem: Netflix

Lançada pela Netflix na última sexta-feira (20), a série A Criatura (Yaratilan, no original) chamou a atenção dos assinantes da plataforma por conta de seus episódios assustadores. Inspirada no clássico Frankenstein, da escritora Mary Shelley, a produção turca apresenta novos personagens e situações para a narrativa, criando uma atmosfera de tensão muito sombria.

Se você ficou curioso para saber o que acontece no final da série da Netflix, confira todos os detalhes descritos logo abaixo. Cuidado com os spoilers!

A Criatura: saiba todos os detalhes do desfecho da produção

Ao longo de oito episódios, os espectadores são apresentados inicialmente à figura do jovem estudante Ziya, que consegue encontrar a cura para diversas epidemias de sua região. E ao conhecer o médico Ihsan em uma viagem, os dois embarcam em um experimento científico que pode colocar suas respectivas reputações em risco.

Após diversas questões envolvendo os personagens e seus conflitos internos, chegamos ao intitulado “I'm Done with Mankind” (Eu terminei com a humanidade, em uma tradução livre), o oitavo e último episódio da série.

Durante a exposição da narrativa, há uma discussão filosófica bastante interessante sendo oferecida aos espectadores. Reflexões são conduzidas durante o reencontro de criador e criatura, mostrando que havia um desejo de se tornar o próprio Deus por meio da ciência.

Nesse sentido, tanto Ziya quanto Ihsan têm pontos em comum capazes de gerar empatia. Enquanto esse primeiro é visto amordaçado e amarrado a uma cadeira, Ihsan revela que irá matar Aisye. A partir disso, Ziya implora pela vida dela.

Aos poucos, Ihsan revela suas verdadeiras intenções, acordando com Ziya de que ele irá resolver suas pendências. A partir disso, o personagem é desamarrado para conseguir atender às vontades de Ihsan. Enquanto isso, Aisye assiste tudo sem entender direito o que está acontecendo.

Conforme o trio se prepara para concluir a missão, Ziya e Ihsan discutem sobre o destino da criatura e o que será de todos eles dali para frente. A partir disso, Ihsan explica a Ziya o que aconteceu durante o experimento: ao visualizar o futuro, ele percebeu que milhões de pessoas irão morrer devido a epidemias e guerras.

Acreditando que aquilo seria uma espécie de purgatório, o personagem ainda lembra ter ouvido a voz de Ziya, seu Criador. Com isso, Ziya o interrompe dizendo que tudo poderia não ter passado de um sonho, colocando uma pulga atrás da orelha de Ihsan.

Assim, os dois continuam a discutir sobre sua parcela de culpa a respeito das criações que desenvolveram e que agora terão de pagar por seus pecados. No fundo, Ihsan apenas deseja que Ziya reconstrua a máquina. Em paralelo a isso, Asiye consegue se libertar e informa aos outros sobre o sequestro de Ziya por Ihsan.

Série A Criatura tem desfecho arrepiante ao se inspirar em clássico de Mary Shelley. (Netflix/Reprodução)Série A Criatura tem desfecho arrepiante ao se inspirar em clássico de Mary Shelley. (Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Por conta disso, os dois são localizados, mas em um confronto com os soldados, Ziya acaba sendo atingido por vários tiros e morre. Ihsan fica consternado com a morte de Ziya e, ao encontrar o Capitão, recebe uma proposta. No entanto, Ihsan parece não ter mais nenhuma ambição.

Desse modo, a série termina com Ihsan amargando em sua própria loucura, acreditando ainda que a humanidade merece tudo de ruim que poderá acontecer.

Então, o Capitão entrega uma carta que Ziya havia escrito para Asiye. Ao encontrar-se com ela, o Capitão lamenta a perda de Ziya. E, na carta, havia um pedido de perdão para Asiye.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.