Alita Anjo de Combate: 7 curiosidades sobre o filme de James Cameron

Imagem de: Alita Anjo de Combate: 7 curiosidades sobre o filme de James Cameron
Imagem: Fox
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Alita Anjo de Combate é um filme de ficção científica de 2019 que marca a parceria entre os diretores James Cameron (de Avatar e Titanic) e Robert Rodriguez (de Um Drink no Inferno e Sin City). Baseado em uma obra japonesa, a história gira em torno de um cientista que descobre uma ciborgue, sem memórias sobre o seu passado, mas com conhecimento de artes marciais.

O filme é uma adaptação do mangá cyberpunk Gunnm, de Yukito Kishiro. Sucesso entre os fãs, há uma perspectiva de que a obra ganhe uma sequência no futuro. Enquanto isso, conheça 7 curiosidades sobre a cultuada obra de ficção científica.

1. Guillermo Del Toro foi um grande apoiador do projeto

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Guillermo Del Toro é parcialmente responsável por James Cameron ter se envolvido com o projeto. Segundo contado próprio diretor mexicano, foi Del Toro que apresentou o mangá Gunnm para James Cameron, ainda nos anos 1990.

Guillermo Del Toro compartilhou no Twitter que, além de indicar o mangá ao amigo, também começou a ajudar o diretor de Titanic a fazer a adaptação. Outra curiosidade é que os dois têm uma relação muito forte, a ponto de James Cameron ter amparado Guillermo Del Toro quando o pai dele foi sequestrado no México, e não tinha então o dinheiro para pagar o resgate.

2. O filme levou décadas para ser concretizado

(Fonte: Fox)(Fonte: Fox)Fonte:  Fox 

James Cameron nutriu por anos o desejo de filmar Alita Anjo de Combate, antes de finalmente conseguir concretizar o projeto. Ele começou a trabalhar em suas anotações pensando em quando Robert Rodriguez poderia assumir o projeto com ele. Só que, na época, o diretor estava envolvido em Sin City, que finalizou em 2005.

Cameron queria fazer Alita pelo menos desde 1995, mas o projeto acabou atrasando por várias razões. Por um lado, ele queria esperar que a tecnologia dos efeitos especiais avançasse em Hollywood. Por outro, um projeto muito especial acabou atravessando o seu caminho e tomando o seu tempo: o filme Titanic.

3. O projeto mudou de nome por causa de uma peculiaridade de James Cameron

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A série de mangá se chama Battle Angel Alita. Só que, em 2010, o produtor Jon Landau brincou que o projeto teria que se chamar Alita: Battle Angel. A razão para a mudança foi, no mínimo, engraçada: a maior parte dos filmes de James Cameron começa com a letra A ou T. Ele dirigiu Aliens, o Resgate (1986), Terminator (1984), Avatar (2009), True Lies (1994) e Titanic (1997).

4. Os grandes olhos de Alita quase foram modificados

(Fonte: Fox)(Fonte: Fox)Fonte:  Fox 

Após a divulgação do primeiro trailer do filme, a aparência da ciborgue Alita provocou reações fortes no público. Mas o diretor Robert Rodriguez defendeu o seu design, sobretudo dos seus olhos, em uma entrevista à revista Empire.

Ele explicou: "sempre foi intenção de Jim Cameron criar uma versão fotorrealista dos olhos do mangá que tanto gostamos. Nós realmente queríamos honrar essa tradição e ver aquele visual ao lado de qualquer personagem humano. Ter a pessoa certa para se emocionar por trás disso era realmente essencial. Suas origens estão no filme e você entende por que ela tem aquela aparência. Se os olhos são as janelas da alma, temos algumas janelas bem grandes".

5. James Cameron não participou mais do projeto por causa de Avatar

James Cameron é o diretor de Avatar. James Cameron é o diretor de Avatar. Fonte:  GettyImages 

James Cameron foi roterista e não diretor de Alita Anjo de Combate. E a razão disso é porque ele começou a desenvolver Avatar. Na verdade, quando estava já trabalhando em Alita Anjo de Combate, chegou à 20th Century Fox o misterioso Projeto 880. Era o projeto de Avatar, que acabou sendo dirigido por ele.

6. Rosa Salazar passou por um grande processo seletivo até se tornar Alita

(Fonte: Fox)(Fonte: Fox)Fonte:  Fox 

A intérprete de Alita no filme é a atriz americana Rosa Salazar. Mas sua escolha não foi simples: houve uma seleção bem acirrada para escolher quem seria a estrela de Alita Anjo de Combate.

Ela se saiu melhor nos testes do que outras competidoras de alto nível. Estavam no páreo atrizes como Zendaya (de Euphoria e Homem-Aranha: Longe de Casa); Maika Monroe (de Corrente do Mal) e Bella Thorne. É até estranho, porque hoje é difícil imaginar outra pessoa dando corpo e rosto a Alita além de Rosa Salazar.

7.  Christoph Waltz foi indicado por Quentin Tarantino

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Uma estrela presente em Alita Anjo de Combate é o ator austríaco Christoph Waltz, que já venceu duas vezes o Oscar por sua atuação em filmes de Quentin Tarantino: Bastardos Inglórios (2009) e Django Livre (2012). Foi o aclamado diretor, inclusive, que sugeriu o nome de Waltz para o elenco do projeto de ficção científica. Tarantino e Robert Rodriguez são amigos e parceiros de trabalho desde o começo dos anos 1990.

Alita Anjo de Combate está disponível para streaming no Brasil por meio da plataforma Star+.

--

Assista Alita no Star Plus

Imagem: Conheça o Star Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Star Plus

Streaming da Disney chegou com conteúdos exclusivos e especiais para fãs de The Walking Dead, Os Simpsons, Lost, Modern Family, Prison Break e muito mais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.