Qual o maior filme já feito? Conheça o longa com 35 dias de duração

Imagem de: Qual o maior filme já feito? Conheça o longa com 35 dias de duração
Imagem: Getty Images

Você já se perguntou qual tema seria tão grandioso e complexo a ponto da edição final de um longa-metragem resultar em 857 horas de filme? Esse é apenas um dos questionamentos que Logística (2012) desperta em seu público.

Criado por Erika Magnusson e Daniel Andersson, Logística é um documentário experimental sueco que acompanha a produção de um gadget desde a sua construção até o momento em que alguém o compra na loja. Atualmente, o projeto é considerado o filme mais longo já feito.

Quer saber mais sobre o filme com mais de um mês de duração? Contaremos melhor esse enredo a seguir!

Qual é a história do filme Logística?

O protagonista do filme é um pedômetro em sua jornada de fabricação, distribuição e compra. Para isso, as filmagens tiveram que passar pelo porto de Gotemburgo, atravessar o Mar Mediterrâneo pelo Canal de Suez, navegar pelo Oceano Índico, atracar no porto de Shenzhen e chegar em uma fábrica em Baoan, na China.

Percurso de filmagem do documentário 'Logística' (2012).Percurso de filmagem do documentário 'Logística' (2012).Fonte:  Logística Art Project/Reprodução 

Apesar do filme ter sido lançado em 2012, tudo começou quatro anos antes. Os cineastas Magnusson e Andersson leram um artigo sobre a fabricação de uma escova de dentes elétrica com peças de dez países diferentes, o que serviu de inspiração para a produção.

A curiosidade se instalou na mente dos documentaristas, que passaram a estudar sobre a economia global e as interações que ocorrem até os aparelhos modernos chegarem nos carrinhos de compra de um consumidor. A ideia era explorar o raso conhecimento do público sobre o mundo ao seu redor e como temos uma “falsa sensação de familiaridade” em relação às coisas mais básicas da vida moderna, conforme nomeado por Andersson.

Por que Logística dura 857 horas?

O documentário Logística filma a viagem de Estocolmo a Baoan em tempo real! Ou seja, o longa metragem mostra como o tempo de transporte e distribuição físicos é lento e exige processos metódicos e complexos, sem atalhos.

Imagem do maior filme já feito.Imagem do maior filme já feito.Fonte:  Logística 


Logo, na visão da equipe de produção, o filme tem como objetivo lembrar o público de que o ritmo acelerado pertence ao digital, que é totalmente dependente do que acontece no offline. Até mesmo a fabricação do mais simples dos objetos, como um contador de passos!

'Logística' é o filme mais longo de todos os tempos?

Sim, Logística é o portador do recorde de maior filme já feito! Outros documentários que disputaram (e até conseguiram por um tempo) o título de "Filme mais longo de todos os tempos" são:

  • O filme mais longo e sem sentido do mundo (1968) com 48 horas de duração;
  • A Cura para a Insônia (1987) com 87 horas;
  • Pequim 2003 (2004) com 150 horas;
  • Cinématon (2011) com 192 horas;
  • Modern Times Forever (2011) com 240 horas;
  • Ambiancé (2020) com 720 horas.

Por essa perspectiva, Avatar 2 (2022) nem se compara com a duração desse filmes, não é mesmo? Talvez, o mais recente lançamento de James Cameron também seja superado em termos de bilheteria. Conheça 6 filmes que desbancá-lo como o maior sucesso de bilheteria de todos os tempos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.