Netflix e outros estúdios querem 'falir' roteiristas para vencer greve

Imagem de: Netflix e outros estúdios querem 'falir' roteiristas para vencer greve
Imagem: WGA

A greve da Associação de Roteiristas da América (ou WGA, na sigla original em inglês) continua e não tem data para acabar. As negociações entre o sindicato e os principais estúdios de Hollywood parecem ter esfriado, o que pode ser uma decisão proposital de grandes estúdios e serviços de streaming, como Netflix e Warner, dona do HBO Max.

De acordo com o site Deadline, essa demora faz parte dos planos das corporações, que estão dispostas a esperar até que os escritores fiquem sem dinheiro e topem qualquer imposição realizada pelas companhias para voltar a trabalhar. A ideia seria vencer o movimento grevista "no cansaço".

Jogando baixo

Fontes ouvidas pela reportagem original sugeriram que os estúdios já se organizaram para que a greve dure até outubro de 2023. Este seria o limite para que a WGA não tenha mais recusos para brigar e os roteiristas comecem a ceder, aceitando até alguns dos termos mais polêmicos da mobilização.

"O ultimato é permitir que as coisas se arrastem até que membros do sindicato comecem a perder seus apartamentos e casas", disse um executivo ao Deadline na condição de anonimato. A fonte disse que essa medida pode parecer cruel, mas é "um mal necessário".

Um dos protestos diários realizados em frente aos prédios de estúdios.Um dos protestos diários realizados em frente aos prédios de estúdios.Fonte:  Divulgação/WGA 

Além disso, estúdios tradicionais ou de streaming como Warner Bros Discovery, Apple, Netflix, Amazon, Disney e Paramount acreditam que a atual greve é uma chance de "quebrar" a WGA. Com o fim da organização, os roteiristas seriam dispersados, o que reduziria as possibilidades de novas demandas conjuntas, ao menos em curto prazo.

Outra greve a caminho?

A atual greve de roteiristas foi iniciada em 2 de maio deste ano e já impactou a produção de diferentes filmes e séries. Os pedidos dos escritores incluem melhores condições de trabalho no streaming, renegociação salarial e regulamentação do uso de inteligência artificial na fase de roteirização.

Só que os estúdios podem não ter paz em outra frente de negociações: o sindicato dos atores e atrizes de Hollywood também está insatisfeito e pode iniciar uma greve própria nas próximas semanas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.