Cormac McCarthy: autor de 'Onde os Fracos Não Têm Vez' morre aos 89 anos

Imagem de: Cormac McCarthy: autor de 'Onde os Fracos Não Têm Vez' morre aos 89 anos
Imagem: Vanity Fair

Faleceu nesta terça-feira, 13 de junho de 2023, o autor de Onde Os Fracos Não Têm Vez, Cormac McCarthy. Ele tinha 89 anos e morreu em sua casa, localizada em Santa Fe, no Novo México.

A notícia foi confirmada em um comunicado publicado pela sua editora Alfred A. Knopf. De acordo com a nota, o escritor vencedor do prêmio Pulitzer faleceu em decorrência de causas naturais — com confirmação de seu filho John.

Sucesso nos livros e nas telonas

McCarthy nasceu em 1933 em Rhode Island, nos Estados Unidos, e completaria 90 anos de idade no próximo dia 20 de julho. É considerado um dos maiores romancistas da literatura norte-americana, tendo como uma das principais características a narração em prosa simples de personagens problemáticos que levavam uma vida violenta.

Sua visão apocalíptica para histórias acabaram resultando em obras como A Estrada (2006), seu mais famoso título, que acompanha a jornada entre um pai e seu filho num contexto devastado e de uma civilização destruída. Outras de suas publicações são: Onde Os Velhos Não Têm Vez (adaptado no cinema como Onde Os Fracos Não Têm Vez), Meridiano de Sangue, e Todos os Belos Cavalos.

Onde os fracos nao tem vez"Onde os fracos não têm vez" é vencedor de quatro Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

Apesar de ser considerado um autor de sucesso, nenhuma de suas primeiras obras chegou a ultrapassar a marca de 3 mil exemplares. Mesmo com críticas positivas, as publicações sempre deixavam claro como a leitura de seus livros não era tão tranquila de ser realizada, visto que o autor sempre foi bastante detalhista ao escrever sobre cenários e situações de violência.

Niilismo, distopias e introspecção

De modo geral, sua literatura é bem associada ao niilismo, propondo ao leitor reflexões que flertam com a filosofia em meio às suas narrativas distópicas e sombrias. "Não existe vida sem derramamento de sangue", declarou McCarthy ao jornal The Guardian, em uma de suas poucas entrevistas concedidas à imprensa.

Ele continua: "Acho que a noção de que a espécie pode ser melhorada de alguma forma, de que todos podem viver em harmonia, é uma ideia realmente perigosa," explica, "Aqueles que sofrem com essa noção são os primeiros a desistir de suas almas, de sua liberdade. Seu desejo de que seja assim irá escravizá-lo e tornar sua vida vazia."

captura de the road 2009"A Estrada" recebeu uma adaptação para os cinemas em 2009.

McCarthy recebeu em 1992 os prêmios National Book Award e o Nation Book Critics Circle Award por Todos os Belos Cavalos. Sua obra ainda lhe rendeu um prêmio Pulitzer, reconhecimento outorgado a pessoas que realizam trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical. Este lhe foi entregue em 2007 por A Estrada, considerado por muitos fãs sua maior obra-prima.

Seu último título é dividido em dois volumes, O Passageiro e Stella Maris. As obras quebraram um hiato de mais de 10 anos, sendo publicadas em dezembro de 2022. A história é ambientada no sul dos Estados Unidos, nos anos 1980, acompanhando um homem assombrado pela morte da irmã e que se envolve em um complô de grandes proporções.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.