Manifest: último episódio responde maior mistério da série; entenda o fim

Imagem de: Manifest: último episódio responde maior mistério da série; entenda o fim
Imagem: Reprodução

Na última sexta-feira (2) chegou ao catálogo da Netflix o aguardado desfecho de Manifest. Após anos de especulações e teorias, os fãs finalmente tiveram respostas sobre os principais mistérios da série.

Com a alta expectativa dos assinantes pela resolução de toda a trama, os episódios finais da produção rapidamente foram parar na lista de mais assistidos da Netflix, com a parte 2 da quarta temporada liderando o top 10 da plataforma.

O fim de Manifest respondeu várias perguntas, mas se você ficou com dúvidas sobre o fim da trama, continue lendo para entender tudo! No entanto, fique ligado: o texto a seguir inclui spoilers do final da série.

O que acontece no fim de Manifest?

Durante os quatro anos da série, acompanhamos os 191 passageiros do voo 828 tentando entender o mistério do avião que desaparece do radar sem deixar vestígios e reaparece anos depois, como se nada tivesse acontecido  o voo, que deveria pousar em 2013, desaparece e reaparece em 2018. Ou seja, embora o tempo não tenha passado para eles, cinco anos se passaram para o resto do mundo.

Mas, então, para onde foi o avião? A parte 2 da quarta temporada explica que o avião cruzou com uma luz branca ofuscante, uma espécie de Consciência Divina, também conhecida como "Brilho", um 'espaço' além da compreensão humana, em que os conceitos de tempo e direção não existem.

Temos mais detalhes sobre o Brilho quando Zeke, que se sacrificou para salvar Cal, aparece para Michaela. Ele está na Consciência Divina, enquanto ela está no mundo real. Zeke explica que tudo funciona diferente no Brilho, sendo possível enxergar todos os momentos de sua vida, desde passado e presente até o futuro  de si e de outras pessoas.

Manifest Últimos episódios da série respondem como o voo 828 viajou no tempo (Foto: Netflix/Divulgação)

Logo, a série explica que todos os passageiros do 828 acessaram suas memórias do passado e visões do futuro quando o avião passou pelo Brilho e, quando voltaram à Terra, essas imagens vieram a eles como Chamados. Como o conceito de tempo é variável e fluido no Brilho, isso explica a viagem no tempo dos passageiros de 2013 para 2018.

O que aconteceu na Data da Morte?

Cinco anos e meio depois do desaparecimento do voo 828, chega a Data da Morte, dia em que o mundo acaba. Em uma referência bíblica ao julgamento final, os passageiros embarcam no voo 828 novamente para serem julgados por suas ações nos seus últimos anos de vida  tudo isso enquanto a Terra é destruída. Angelina e outros dez passageiros explodem durante o julgamento divino.

Com o fim do "juízo final", o avião entra no Brilho novamente e viaja mais uma vez no tempo. Agora, porém, eles pousam em 2013, na data em que deveriam ter pousado na primeira vez. Nesta linha do tempo, tudo está como deveria, com todos os seus familiares e amigos vivos. Assim, o recomeço da vida dos personagens marca o fim da série, que não voltará para uma quinta temporada.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.