Dia do Goku: 8 curiosidades sobre o personagem de Dragon Ball

Imagem de: Dia do Goku: 8 curiosidades sobre o personagem de Dragon Ball
Imagem: Bandai Namco

“Oi, eu sou o Goku!” Você provavelmente já ouviu essa frase em algum momento da sua vida. Seja assistindo algum novo episódio de Dragon Ball ou em algum vídeo da internet que reproduziu o meme, o fato é que Son Goku, o protagonista desse anime tão famoso, tem um dia inteiro para chamar de seu.

Criado por Akira Toriyama, sua primeira aparição se deu no dia 3 de dezembro de 1984 na Revista Weekly Shounen Jump. Com o sucesso instantâneo, não demorou muito para que uma série de anime fosse encomendada e o primeiro episódio estreou na TV japonesa em fevereiro de 1986.

E para não deixar essa data passar em branco, logo abaixo, confira uma lista de curiosidades sobre Goku, entendendo mais sobre seu nome, seus poderes, entre outras questões interessantes. Aproveite!

8. O dia do Goku

(Fuji TV/Reprodução)(Fuji TV/Reprodução)Fonte:  Fuji TV 

Para começar a lista, é preciso explicar por que se comemora o Dia do Goku em 9 de maio. Trata-se de algo muito simples. Em japonês, o algarismo 5 é lido com a sílaba Go, enquanto 9 é Kyuu. Porém, esse som não te lembra alguma outra coisa, não?

Goku poderia, portanto, ser escrito com números: 5/9. Logo, no calendário internacional, cujo mês aparece antes do dia, 9 de maio foi definido como o Dia do Goku pela Associação de Datas Comemorativas do Japão no ano de 2015.

7. O pai e a mãe de Goku

(Dragon Ball Wiki Brasil/Reprodução)(Dragon Ball Wiki Brasil/Reprodução)Fonte:  Dragon Ball Wiki Brasil 

Muitos já sabiam que o pai de Goku consistia no saiyajin Bardock, que inclusive ganhou um filme com sua história no início dos anos 1990. Mas e a mãe do personagem? Quem era ela? Onde ela viveu? Havia muitas dúvidas sobre sua própria personalidade. Porém, elas foram sanadas por Akira Toriyama em uma entrevista  à revista Saikyou Jum.

Ao longo da conversa, Toriyama revelou que o nome da mãe de Goku era Gine e que ela, apesar de ser uma saiyajin, não era muito boa em confrontos diretos. Por esse motivo, Bardock sempre a salvava, fazendo com que os dois desenvolvessem um laço afetivo curioso.

6. Ele come demais

(Fuji TV/Reprodução)(Fuji TV/Reprodução)Fonte:  Fuji TV 

Apesar dessa não ser uma curiosidade tão inovadora — afinal, Goku é visto sempre ou lutando ou comendo no anime —, é preciso fazer algumas explicações sobre esse fato em sua biografia.

A primeira delas é que, por ser um saiyajin, Goku possui um metabolismo muito acelerado. Dessa maneira, ele consegue sentir fome e ao mesmo tempo metabolizar toda a comida que ingere de forma muito veloz.

A segunda é que ele já foi garoto propaganda da franquia KFC, justamente porque a rede precisava de algum personagem que não fosse se importar em experimentar toda a sua nova linha de frangos fritos de uma só vez.

5. Foi dublado por atriz de 86 anos

(IMDb/Reprodução)(IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Na versão original do anime, a grande responsável por emprestar sua voz ao protagonista de Dragon Ball é a atriz e dubladora Masako Nozawa. Nascida no Japão em 1936, atualmente ela tem 86 anos de idade e iniciou sua carreira em 1963. Ao todo, há mais de 50 trabalhos diferentes em seu currículo.

Contudo, seu maior encontro até hoje se deu justamente com Son Goku. Afinal, foram diversos episódios das séries pertencentes à franquia Dragon Ball, além de inúmeros jogos e incríveis filmes.

4. Inspiração do nome

(Fuji TV/Reprodução)(Fuji TV/Reprodução)Fonte:  Fuji TV 

Baseado no personagem Sun Wukong, do romance chinês Jornada ao Oeste, de  Wu Cheng'en, que consistia em um Rei Macaco, Son Goku foi apresentado como um jovem sonhador com muita aptidão para as artes marciais no capítulo inicial de Dragon Ball, de Akira Toriyama.

E apesar da semelhança com o nome do herói titular de Wu Cheng'en, em linhas gerais, Goku significaria algo como “Despertado para o Vazio” ou “Iluminando o Vazio”, tendo em vista o significado isolado das sílabas que compõem seu nome.

Já Kakarotto, seu nome de batismo, foi inspirado em uma cenoura. Acontece que, em inglês, esse vegetal é chamado de “Carrot”.

3. Menos de 100 Kamehamehas

(Fuji TV/Reprodução)(Fuji TV/Reprodução)Fonte:  Fuji TV 

Sem dúvidas, um dos golpes mais famosos do mundo dos animes é o Kamehameha. Além do mais, Goku ficou bastante marcado com esse poder, que consiste na concentração de uma grande quantidade de energia para ser atirada por suas próprias mãos na direção do inimigo.

Embora seja uma palavra marcante, ela não possui um significado concreto, apesar de muitas páginas isolarem seus termos para darem algum sentido. Ao todo, em todos os episódios de Dragon Ball e Dragon Ball Z, Goku utilizou o golpe apenas 97 vezes.

2. Tem medo de agulhas

(Fuji TV/Reprodução)(Fuji TV/Reprodução)Fonte:  Fuji TV 

Quem já assistiu a praticamente todos os episódios de Dragon Ball, Dragon Ball Z e até mesmo Dragon Ball GT e Dragon Ball Super, notou que Goku já esteve diante de inimigos extremamente perigosos e poderosos. Porém, o personagem os enfrentava sem qualquer tipo de receio, pois tinha muita confiança em si mesmo e nos poderes adquiridos ao longo do tempo.

Mesmo assim, o herói possui alguns traumas bem difíceis de serem superados. Um deles é o seu medo de agulhas. Não há muita explicação para isso, mas Goku não consegue lidar com elas de jeito nenhum.

1. O visual Saiyajin

(Fuji TV/Reprodução)(Fuji TV/Reprodução)Fonte:  Fuji TV 

Por fim, é preciso falar da grande transformação do personagem, quando ele assume seu visual Saiyajin. De forma curiosa, Akira Toriyama achava complicado ter que desenhar o cabelo de Goku o tempo todo, sobretudo porque precisava preenchê-lo manualmente.

Com a brecha da narrativa para a transformação de Goku, ele não pensou duas vezes em também modificar o visual do personagem. Com traços mais simples e pouco preenchimento de colorização, um tom mais sério foi observado pelos leitores.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.