Morre Glória Maria, jornalista e apresentadora da Globo

Imagem de: Morre Glória Maria, jornalista e apresentadora da Globo

A apresentadora Glória Maria, da rede Globo, faleceu nesta quinta-feira (2), aos 73 anos. Em nota, a emissora disse que a jornalista enfrentava um câncer de pulmão e metástase no cérebro.

“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio.”

Nascida em 15 de agosto de 1949, a jornalista ficou conhecida por passar pelos principais programas jornalísticos da maior emissora de TV do país. Além de participar do Jornal Nacional, Glória Maria também passou pelo Fantástico e Globo Repórter.

Glória MariaGlória Maria em 1993Fonte: Gilda Mattar/Estadão

Natural do Rio de Janeiro, Glória Maria começou sua carreira na Globo nos anos 70. Ela começou trabalhando longe das câmeras, mas fez sua carreira nos telejornais, marcando a evolução da televisão brasileira em alguns quesitos técnicos.

Primeira jornalista em HD e a cores

Além de ter passado por Jornal Hoje, RJTV e Bom Dia Rio, segundo relembra o G1, Glória Maria foi a primeira repórter a aparecer ao vivo no Jornal Nacional, em 1977, em uma transmissão em cores.

Em 1986, a jornalista ingressou na equipe do Fantástico, onde passou mais de 20 anos trabalhando. Em sua longa passagem pelo programa dominical, Glória Maria foi apresentadora de 1998 até 2007.

Glória MariaGlória Maria e Pedro Bial no FantásticoFonte: G1

Em seu tempo de Fantástico, trouxe ao ar especiais e entrevistas com diversos ícones da cultura pop, desde atores como Leonardo DiCaprio até cantores como Madonna e Michael Jackson. Além disso, em seu último ano no programa, também foi a primeira repórter em uma transmissão em alta definição (HD) na televisão brasileira. 

Além de estar presente em grandes momentos da TV no nosso país, Glória Maria viajou por mais de 100 países realizando reportagens. Desde 2010, integrava a equipe do Globo Repórter, onde fazia matérias especiais em diferentes locais do mundo. Em 2019, virou apresentadora do programa, ao lado de Sandra Annenberg.

Internautas lamentam morte da jornalista

A morte de Glória Maria pegou a internet de surpresa e diversos fãs da jornalista prestaram suas condolências em plataformas como o Twitter. Logo após a nota lançada pela Globo sobre o falecimento, o nome da apresentadora se tornou o assunto mais comentado na rede social no Brasil.

Além de prestarem homenagens à Glória Maria, os fãs também estão relembrando o legado da jornalista e sua importância para a representatividade, já que foi uma das primeiras mulheres pretas a ganharem amplo espaço na televisão brasileira.

Onde assistir às produções de Glória Maria?

Se você quer relembrar as principais produções de Glória Maria na televisão brasileira, o acervo de programas jornalísticos do Globoplay inclui diversos programas com a participação da icônica jornalista da emissora Globo.

Além de entrevistas recentes em programas como Lady Night e Encontro, também é possível assistir no Globoplay produções como o Globo Repórter. Grande parte do conteúdo pode ser acessada gratuitamente na plataforma, sem a necessidade da assinatura paga.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.