Boate Kiss: Associação de vítimas discorda de processo contra Netflix

Imagem de: Boate Kiss: Associação de vítimas discorda de processo contra Netflix

A Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes do incêndio na Boate Kiss se posicionou a favor da série da Netflix, Todo Dia a Mesma Noite. Em nota oficial publicada no último domingo (29), o grupo diz que se sente 'representado' pela produção.

“A produção não retrata de forma individual os 242 jovens assassinados, mas sim um recorte das quatro famílias de pais que foram processados. Todos os familiares de vítimas e sobreviventes retratados por personagens da obra estavam cientes e em concordância”, diz a nota assinada por Gabriel Rovadoschi Barros, pelo presidente da associação.

O texto ainda ressalta que a Associação não moverá nenhum processo contra a empresa. O posicionamento veio após um grupo de pessoas que não está ligado à organização dizer que vai tomar medidas legais contra a Netflix por causa da série.

"Acreditamos na potência das produções na luta por justiça e pela memória. Recontar essa história significa denunciar as inúmeras negligências e tentativas de silenciamento que encontramos pelo caminho, além de auxiliar na prevenção para que esse tipo de tragédia não aconteça com mais nenhuma família", diz a nota da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes.

Processo de familiares contra a Netflix

A Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes vai contra a decisão de um grupo de cerca de 40 familiares de vítimas que decidiu processar a plataforma de streaming. Eles afirmam que a Netflix está explorando financeiramente a dor dos familiares e que a plataforma “sequer teve a sensibilidade de informá-los que uma série dramática seria produzida”.

A advogada Juliane Muller Korbm, que representa as famílias, explica que o grupo pede por "adequações de exposição" da produção, que exibiu uma cena com os corpos enfileirados em um ginásio para o reconhecimento de familiares.

“Muitos pais não tiveram estrutura para entrar no ginásio com todos aqueles corpos e reconhecer os filhos, muitos nunca tiveram estrutura até hoje para ver as imagens dos corpos e essa cena é passada no trailer da série”, disse a advogada. "Precisamos tratar da responsabilidade social sobre a dor desses pais. A que custo uma plataforma de streaming pode lucrar em cima de uma tragédia como essa?”, afirmou.

A série foi baseada no livro Todo Dia a Mesma Noite: A História não Contada da Boate Kiss (2018), da jornalista Daniela Arbex. Os cinco episódios da minissérie estão disponíveis na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.