Tár: conheça o filme com Cate Blanchett que pode ser destaque no Oscar 2023
A temporada de premiações finalmente começou e com o Oscar batendo à porta, é hora de ficar de olho nos favoritos à estatueta mais importante do cinema. Entre os candidatos, está Tár, longa-metragem estrelado por ninguém menos que Cate Blanchett que está dando o que falar na mídia estrangeira e entre os amantes da sétima arte.
Dirigido, roteirizado e produzido por Todd Field, Tár teve sua primeira exibição durante a 79ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde foi ovacionado durante seis minutos. De acordo com a Variety, todo o público presente levantou-se para aplaudir o filme na Sala Grande Theatre, com alguns espectadores gritando "Bravo!".
Com a estreia do longa no Brasil na quinta-feira (26), reunimos tudo o que você precisa saber sobre Tár e se preparar para a participação do longa no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Confira:
Enredo
Tár acompanha Lydia Tár (Blanchett), que dá nome ao longa, renomada e inovadora maestrina de uma grande orquestra alemã. O longa se passa num momento em que a musicista está literalmente no auge de sua carreira, enquanto ela prepara o lançamento de um livro e o tão esperado espetáculo da Quinta Sinfonia de Mahler. No entanto, sua vida começa a se desenrolar de uma forma singularmente moderna e curiosa, e o resultado é um exame minucioso do seu poder, impacto e durabilidade na sociedade atual.
O impacto, no entanto, já começa pelo trailer: a montagem, assinada por Monika Willi (A Fita Branca, 2009) casa-se muito bem com a trilha de Hildur Guðnadóttir (Coringa, 2019), oferecendo uma experiência de se prender a respiração mesmo na prévia. Tudo isso misturada à fotografia de Florian Hoffmeister (Pachinko, 2022) e direção de arte de Patrick Herzberg (London Fields, 2018) e Petra Ringleb (A Onda, 2008), que apostaram em uma luminosidade mais escura e cores mais neutras, agregando à atmosfera sombria da história.
Imagem: Universal PicturesFonte: Rotten Tomatoes
Sobre a história, o diretor revelou à Variety que tudo foi pensado girando em torno de uma protagonista feminina justamente para conferir como o público reagia à essa expectativa.
"Estamos olhando para um determinado indivíduo que detém o poder por muito, muito tempo. Nem sequer foi uma pergunta… [e] estamos atenuados sobre como devemos nos sentir sobre isso", disse ele. "[Lydia] perseguindo o que ela vê como uma continuidade de poder e aquela droga na qual ela é viciada é um poder patriarcal, não é um poder matriarcal."
O que diz a crítica e o público
Além da ótima recepção em Veneza, Tár também foi muito elogiado pela mídia especializada. No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o longa conta com um índice de aprovação de 90% baseado em 285 avaliações, garantindo o certificado Fresh da plataforma. No consenso geral, a atuação de Blanchett é o principal alvo de elogios.
Nas bilheterias estrangeiras, Tár optou por um modelo de exibição gradativo, com estreias em Nova York e Los Angeles a princípio antes de expandir para mais cinemas. O resultado, no entanto, foi surpreendente, gerando US$ 160.000 em seu primeiro fim de semana em salas selecionadas, com uma média de $ 40.000 por local.
Imagem: Universal PicturesFonte: Rotten Tomatoes
E não para por aí: o projeto já arrecadou alguns prêmios na tão aguardada temporada de premiações de 2023. Foram cinco indicações ao BAFTA, o "Oscar britânico", incluindo Melhor Atriz, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Som e Melhor Roteiro. Blanchett também foi indicada pela sua performance no longa ao SAG Awards, Prêmio do Sindicato dos Atores.
Direção e Elenco
Quem comanda Tár é Todd Field, mesmo diretor de Pecados Íntimos (2006) e do independente Entre Quatro Paredes (2001). O cineasta, que também assume o roteiro e produção do projeto, foi indicado ao Oscar três vezes anteriormente por ambos filmes.
Além de Blanchett, que se indicada ao Oscar garantirá sua oitava nomeação ao prêmio (incluindo as vitórias por Blue Jasmine, 2013 e O Aviador, 2004), o elenco do filme conta com Noémie Merlant no papel da aspirante a regente Francesca Lentini; Nina Hoss no papel de Sharon Goodnow, esposa de Tár; Sophie Kauer como a jovem violoncelista Olga Metkina; Julian Glover como Andris Davis, mentor e ex-maestro da protagonista; Allan Corduner como Sebastian Brix, maestro assistente da Orquestra de Berlim e Mark Strong como Eliot Kaplan, antagonista da personagem principal.
Imagem: Universal PicturesFonte: Rotten Tomatoes
Onde assistir Tár?
O filme que pode ser destaque no Oscar estrou nos cinemas brasileiros no dia 26 de janeiro de 2023, quinta-feira. Por enquanto, o longa-metragem não foi disponibilizado em serviços de streaming no nosso país.
Ainda assim, o filme já conta com uma versão digital. O longa-metragem já está sendo distribuído no formato nos Estados Unidos e pode ser encontrado para alugar em plataformas como Amazon Prime e Apple TV.
Categorias