As Crônicas de Nárnia: por que a saga parou de ser adaptada?

Imagem de: As Crônicas de Nárnia: por que a saga parou de ser adaptada?
Imagem: Disney/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você já se perguntou, o que aconteceu com As Crônicas de Nárnia? A série fantástica foi adaptada da obra homônima de C. S. Lewis. No entanto, dos sete livros publicados, apenas três foram transformados em filmes. Então, se a saga fez um sucesso considerável nas telonas, o que aconteceu para que a franquia ficasse sem conclusão e os demais livros fossem abandonados?

No começo dos anos 2000, franquias fantásticas como Harry Potter e O Senhor dos Anéis estavam começando a revolucionar a cena cinematográfica e o Walt Disney Studios queria surfar nessa onda. Com isso, foi lançado O Leão, O Guarda-Roupa e a Feiticeira, filme que adaptou o primeiro livro de Lewis e foi um imediato sucesso entre o público.

Na sequência, apenas dois outros filmes foram lançados antes que a saga caísse em um limbo. Dentre os principais fatores para que isso acontecesse, temos o interesse decrescente do público, o conteúdo dos livros e a troca de estúdio.

(Fonte: Disney/Divulgação)(Fonte: Disney/Divulgação)Fonte:  Disney 

O que aconteceu com As Crônicas de Nárnia?

Os direitos da saga passaram pelas mãos do Walt Disney Studio e a 20th Century Fox, sendo que existiram até mesmo rumores de que a Netflix trabalharia em um reboot dos filmes. Porém, nenhum desses contratos parece ter ido para a frente.

Ao mesmo tempo, o segundo e o terceiro filme da franquia não foram tão bem em bilheterias como o título de lançamento. Quando combinado com o fato de que os livros são bastante difíceis de adaptar - especialmente porque não seguem uma ordem cronológica -, o esforço se tornou insustentável.

Por último, o conteúdo dos últimos livros da franquia foram considerados densos demais para o cinema. As alegorias religiosas se tornam cada vez mais claras no livro e alguns roteiristas acreditavam que o público poderia não aceitar bem os eventos. Para que você tenha uma ideia, a saga literária chega a retratar até mesmo um apocalipse em Nárnia.

(Fonte: Disney/Divulgação)(Fonte: Disney/Divulgação)Fonte:  Disney 

Todos esses fatores fizeram com que os filmes encontrassem o seu fim antes do planejado e, até o momento, não há planos de novas produções deste universo.

Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das séries, filmes e animes, continue de olho no portal. Da mesma forma, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Imagem: Livro As Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro As Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis

Enganosamente simples e direta, 'As crônicas de Nárnia' continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.